As beneficiárias do programa estadual Mamãe Cheguei tiveram nesta segunda-feira (28) mais um momento para compartilhamento de informações e diálogo sobre maternidade e primeira infância proporcionado pelo governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Mulher, da Família, da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), no auditório do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep), em Porto Velho. O evento foi encerrado com a entrega de 18 kits natalidade do programa, contendo itens necessários para uso do recém-nascido.
![]()
Durante encontro periódico, governo do estado proporciona troca de informações com gestantes atendidas pelo Mamãe Cheguei
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o programa fortalece a proteção e o acolhimento necessário às mulheres no momento mais sublime de suas vidas. “A gestação é um momento de preocupação e expectativas por parte da mulher e da família como um todo. E com o programa Mamãe Cheguei, o estado proporciona um pré-natal com profissionais e, por fim, garantindo o kit natalidade”, evidenciou.
A secretária da Seas, Luana Rocha, reforçou que além do pré-natal e do kit, os encontros promovidos periodicamente servem para que o governo do estado obtenha das gestantes feedbacks sobre a participação, a fim de promover o aperfeiçoamento do Mamãe Cheguei. “Este momento com as gestantes tem como objetivo promover a aproximação entre as beneficiárias e o estado, criando um espaço de compartilhamento e troca de informações que podem resultar na implementação de novidades no programa que atende gestantes de todo o estado”, pontuou.
Grávida pela terceira vez, Luciane Melo de Sá, agradeceu pelo suporte que o governo está dando a ela e a família. “Estou muito feliz e não vejo a hora de chegar em casa para conferir todos os itens e lavar”, afirmou logo após receber o kit.
PROTEÇÃO E ACOLHIMENTO
As 18 gestantes convidadas são atendidas pelos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) Betinho, Dona Cotinha, Elizabeth Paranhos, Irmã Dorothy e Paulo Freire, onde efetuaram o cadastro para receberem as orientações do pré-natal e posteriormente o kit. Além dessas, outras duas gestantes receberam o kit no sábado (26), durante o Rondônia Cidadã realizado no distrito de União Bandeirantes.
Criado pela Lei n° 4.700, de 12 de dezembro de 2019 e regulamentado pelo Decreto Estadual n° 24.640, de 30 de dezembro do mesmo ano, o programa Mamãe Cheguei já contemplou 21.145 bebês com o kit enxoval, reduzindo, dessa forma, gastos na fase em que a família necessita de maior proteção.
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO