Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Rondônia
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe RondôniaInforme Rondônia
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo

Soluções sustentáveis com protagonismo da Ater Pública são destacas pelo governo de RO

23 de junho de 2025
Compartilhar

O projeto CarbCafé vai mapear o estoque de carbono na cafeicultura de 15 municípios da região Matas de Rondônia

A Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO) foi um dos destaques no encontro promovido pelo Conselho Deliberativo da Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Assistência Técnica, Extensão Rural e da Pesquisa (Faser), realizado na terça-feira (17). O evento contou com a participação de entidades como Asbraer, Emater-PA e Emater-DF, que apresentaram experiências relacionadas à agricultura sustentável e às mudanças climáticas. Rondônia teve papel de destaque pelas ações desenvolvidas pela assistência técnica e extensão rural (Ater) pública no enfrentamento dos desafios ambientais e no desenvolvimento de uma agricultura sustentável.

Representando a Emater-RO e a Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), o diretor-presidente, Luciano Brandão, destacou as principais ações desenvolvidas pela Ater pública e reforçou o papel estratégico da Região Norte, que sediará a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), no debate climático global. “Podemos dizer que, em nível nacional, os serviços de assistência técnica e extensão rural, que chamamos de Ater pública, atua com quatro vertentes principais: o estímulo a técnicas agroecológicas, a conservação dos recursos hídricos, a recuperação de áreas degradadas e a educação ambiental”, ressaltou.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o estado reforça seu compromisso com uma agricultura de baixo carbono, socialmente justa e ambientalmente responsável. “O governo do estado tem adotado medidas para proteção da população, dos produtores rurais e também do desenvolvimento do nosso estado”, ressaltou.

Entre os destaques de Rondônia, o diretor-presidente da Emater-RO citou três iniciativas emblemáticas: o projeto CarbCafé, o Monitoramento das Chuvas e o Plano Setorial para Adaptação à Mudança do Clima, Baixa Emissão de Carbono e Desenvolvimento Sustentável na Agropecuária (GGE/ABC+/RO)

PROJETO CARBCAFÉ

O projeto CarbCafé – Café Amazônico com pegada de carbono positiva – é uma iniciativa inédita no país, liderado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em parceria com os Cafeicultores Associados da Região Matas de Rondônia (Caferon), uma instituição financeira e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que visa mapear e estimar o estoque de carbono na cafeicultura de 15 municípios que integram a região Matas de Rondônia.

“Esse projeto desenvolveu uma calculadora de carbono voltada para as lavouras de Café Robusta Amazônico, típica da agricultura familiar de Rondônia, capaz de estimar o volume de carbono sequestrado pelas plantações, o que contribui para evidenciar o papel ambiental dos produtores locais”, explicou o diretor-presidente da Emater-RO.

A iniciativa será integrada à vitrine de soluções verdes da COP 30, que será realizada em novembro deste ano, em Belém, como exemplo de produção sustentável com potencial de acesso a mercados de crédito de carbono e valorização do café produzido na região amazônica.

MONITORAMENTO DAS CHUVAS 

Os pluviômetros estão distribuídos em pontos estratégicos do estado

Com o período de estiagem na Amazônia, a Emater-RO desenvolve um sistema de monitoramento de chuvas que conta hoje com mais de cem pluviômetros distribuídos em pontos estratégicos do estado. Os dados são coletados por extensionistas da Autarquia e podem ser acompanhados por meio da plataforma digital disponibilizada na página da Emater-RO para toda a população.

A ação visa antecipar cenários de crise hídrica, orientando os produtores quanto ao planejamento de safra, manejo do solo e uso racional da água. Essa coleta de dados climáticos, aliada à assistência técnica voltada à resiliência climática têm sido fundamentais para minimizar os impactos da estiagem na produção agrícola.

BAIXA EMISSÃO DE CARBONO NO CAMPO

Rondônia também avança na implementação do Plano Setorial para Adaptação à Mudança do Clima e Desenvolvimento Sustentável com Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária – GGE/ABC+ RO, que integra a estratégia nacional de descarbonização do setor rural.

Nesse segmento, a Emater-RO atua diretamente na capacitação de técnicos e produtores rurais, promovendo práticas sustentáveis como:

  • Recuperação de áreas degradadas;
  • Integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF);
  • Uso de bioinsumos; e
  • Conservação de solo e água.

As ações apresentadas pela Emater-RO durante o encontro com a Faser e a Asbraer colocam Rondônia em posição de destaque nas agendas climática e ambiental, mostrando que a produção rural sustentável é possível, viável e, sobretudo, necessária para o futuro da Amazônia e do planeta.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Assuntos Governo
Redação 23 de junho de 2025 23 de junho de 2025
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Governo

Governo de RO oferece cursos de qualificação na área de trânsito em diversos municípios

23 de junho de 2025
Governo

Governo de RO impulsiona educação patrimonial com lançamento de Editais 2025; inscrições seguem até dia 2 de julho

23 de junho de 2025
Governo

Governo de RO realiza programação simultânea em todo estado durante Semana Nacional e Semana Estadual de Políticas sobre Drogas

23 de junho de 2025
Governo

Unidade do “Tudo Aqui” em Ji-Paraná está com novo endereço para atendimento presencial

23 de junho de 2025
Governo

Rondoniense participa de competição nacional de Jiu-Jitsu com suporte do governo do estado

23 de junho de 2025
Governo

Governo de RO encerra atividades da Semana do Meio Ambiente com exposição interativa em Porto Velho

23 de junho de 2025
Informe RondôniaInforme Rondônia