Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Rondônia
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe RondôniaInforme Rondônia
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo

Projeto piloto de enfrentamento a eliminação da transmissão vertical da hepatite B é iniciado em Nova Mamoré

31 de maio de 2025
Compartilhar

Ação conjunta da Agevisa/RO, governo de Rondônia e Prefeitura busca imunizar mulheres em idade fértil

O Projeto 3D, que tem como objetivo promover a vacinação completa do esquema da vacina contra Hepatite B em mulheres em idade fértil no município de Nova Mamoré está sendo apoiado pelo governo de Rondônia, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde do Estado de Rondônia (Agevisa/RO). A ação iniciou no dia 27 de maio, está recebendo apoio da prefeitura, foi iniciada pela zona rural, com atendimento na 3ª linha do Ribeirão, km 12, mobilizando equipes de saúde e assistência social.

O projeto visa garantir que as aproximadamente 2 mil mulheres, de 10 a 49 anos cadastradas no território municipal, completem o esquema vacinal contra a hepatite B, que é composto por três doses, até o mês de dezembro de 2025.
De acordo com a coordenadora estadual das Hepatites Virais da Agevisa, Francilene Alves de Miranda, a vacina contra a hepatite B desde 2016, está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) a todas faixas etárias, mas muitos esquemas vacinais permanecem incompletos, especialmente em áreas rurais e de difícil acesso.

“Estamos aqui em busca das mulheres que não iniciaram ou não completaram seu esquema vacinal contra a hepatite B. A proteção incompleta deixa essas mulheres suscetíveis à infecção, além de risco de transmissão vertical, da mãe para o filho. O Projeto 3D foi pensado para garantir que essas mulheres recebam as três doses necessárias, de forma organizada e dentro do tempo adequado”, explicou Francilene.

O município de Nova Mamoré foi escolhido como projeto piloto devido as particularidades, área de fronteira, população rubeirinha, indígenas e o modelo de organização da sua rede de atenção primária à saude, considerado referência na dinâmica e na eficiência das ações de imunização.

O diretor-geral da Agevisa, Gilvander Gregório de Lima, destacou a importância da iniciativa. “Estamos dando um passo fundamental no enfrentamento das hepatites virais. Este projeto, desenvolvido inicialmente em Nova Mamoré, é um modelo que poderá ser ampliado para outros municípios do estado. Trata-se de uma estratégia concreta que visa não só proteger, mas pleitear a eliminar da transmissão vertical e hepatite B desse público prioritário”, afirmou.

SAÚDE E ASSISTÊNCIA SOCIAL

A equipe de imunização trabalha junto com a equipe do bolsa família

O trabalho desenvolvido na zona rural de Nova Mamoré demonstra uma estratégia bem estruturada, que alia a vacinação com políticas sociais. A ação na 3ª linha do Ribeirão, km 12, foi realizada pela equipe de imunização do Centro de Saúde Eliza Felix do Carmo, sob a coordenação da gerente municipal de imunização, Luciana Mendonça de Almeida, que destacou a importância da integração entre os serviços.

“Em Nova Mamoré, trabalhamos de forma conjunta. Às equipes de saúde atuam alinhadas com a assistência social, especialmente com o recadastramento do Bolsa Família. Isso garante que a comunidade seja atendida de maneira integral. No mesmo dia que a agente comunitária realiza o acompanhamento das famílias, nós aproveitamos para atualizar a caderneta de vacinação. Essa estratégia tem sido fundamental para garantir o acesso, especialmente na zona rural”, afirmou Luciana.

Na ação realizada na 3ª linha do Ribeirão, a agente comunitária Ivanete França da Costa, além de conduzir o recadastramento das famílias no programa Bolsa Família, também auxiliou a equipe de imunização com a pesagem e medição, atividades essenciais para o acompanhamento social das famílias atendidas.

COMUNIDADE

Gleciane Campos, 3ª linha do Ribeirão, tomou vacina junto com o filho

A dona de casa Gleciane Campos Fonseca, moradora da 3ª linha do Ribeirão, levou seu filho de 11 anos para vacinar e, na oportunidade, atualizou sua própria caderneta de vacinação. “Moro na zona rural e é muito difícil ir até a cidade. Transporte é complicado, nem sempre a gente consegue. Quando a equipe vem até aqui, facilita muito. Eu sempre acompanho as informações pelo grupo de WhatsApp da comunidade e fico atenta quando avisam que o posto vai estar na linha. Assim a gente não perde a chance de cuidar da saúde”, disse.

META DEZEMBRO

O Projeto 3D foi planejado considerando o intervalo necessário entre as três doses da vacina contra hepatite B, de modo que todas as mulheres que iniciarem o esquema em maio possam completá-lo até dezembro. A ação conta com suporte técnico da Agevisa, do Governo de Rondônia e da Secretaria Municipal de Saúde de Nova Mamoré, e deverá ser expandida, futuramente, para outros municípios do estado.

“Nosso compromisso é garantir que essas mulheres estejam protegidas e que possamos reduzir os índices da hepatite B em Rondônia. Nova Mamoré está mostrando que é possível alcançar resultados expressivos com organização, parceria e trabalho em campo”, concluiu o diretor da Agevisa, Gilvander Gregório de Lima.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Assuntos Governo
Redação 31 de maio de 2025 31 de maio de 2025
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Governo

Soluções sustentáveis com protagonismo da Ater Pública são destacas pelo governo de RO

23 de junho de 2025
Governo

Governo de RO oferece cursos de qualificação na área de trânsito em diversos municípios

23 de junho de 2025
Governo

Governo de RO impulsiona educação patrimonial com lançamento de Editais 2025; inscrições seguem até dia 2 de julho

23 de junho de 2025
Governo

Governo de RO realiza programação simultânea em todo estado durante Semana Nacional e Semana Estadual de Políticas sobre Drogas

23 de junho de 2025
Governo

Unidade do “Tudo Aqui” em Ji-Paraná está com novo endereço para atendimento presencial

23 de junho de 2025
Governo

Rondoniense participa de competição nacional de Jiu-Jitsu com suporte do governo do estado

23 de junho de 2025
Informe RondôniaInforme Rondônia