Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Rondônia
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe RondôniaInforme Rondônia
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo

Porto de Porto Velho fortalece rota comercial com Peru e vai exportar pescado

7 de março de 2025
Compartilhar

A balsa, que também levará açúcar e óleo parte neste sábado (8), com destino a Iquitos, no Peru

O fortalecimento das relações comerciais entre Brasil e Peru tem impulsionado novas oportunidades de negócios para a economia local, especialmente no setor de exportações pelo Porto de Porto Velho. Pela primeira vez, um operador portuário realizará uma operação piloto para transportar 23 toneladas de peixe para Iquitos, marcando um avanço na diversificação das cargas movimentadas pelo terminal. A balsa, que também levará açúcar e óleo, parte neste sábado (8), com destino ao país vizinho. O trajeto deve durar cerca de 25 dias, percorrendo os rios Madeira, Amazonas e Solimões.

O pescado, da espécie Tambaqui e originário de Ariquemes, será transportado em um contêiner reefer (refrigerado) com temperatura controlada, mantida por um gerador ao longo de todo o percurso. A empresa responsável pela operação tem 16 anos de experiência em exportações no terminal público, e é a única operadora portuária em Rondônia habilitada pela Receita Federal para esse tipo de transporte.

Além do peixe, a carga inclui 1.600 toneladas de açúcar e 100 toneladas de arroz, que também vão ser enviadas para Iquitos. Na última semana, a mesma operadora transportou cerca de 2.750 toneladas de açúcar, óleo e arroz para o mesmo destino, totalizando 4.473 toneladas exportadas recentemente.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o fortalecimento das relações comerciais entre o Brasil e o Peru, reforça a relevância estratégica do Porto de Porto Velho e sua participação ascendente no comércio exterior.

Além do peixe, a carga inclui 1.600 toneladas de açúcar e 100 toneladas de arroz

NOVAS DEMANDAS

Segundo o gerente administrativo da operadora portuária, Elisson dos Santos Costa, no início, apenas dois produtos eram embarcados pelo Porto. Com o passar dos anos, passamos a exportar uma diversidade maior de mercadorias, como sandálias, açúcar, óleo de soja, milho de pipoca e arroz. “A principal vantagem da rota fluvial é a capacidade de transporte em larga escala. Por meio das balsas, conseguimos embarcar um volume significativo de mercadorias de uma única vez, além de contar com um custo logístico muito mais competitivo em comparação com outros modais”, destacou.

A perspectiva da empresa é ampliar ainda mais o volume de exportações para Iquitos. “Existe uma expectativa muito grande de aumentar o fluxo de mercadorias para esse destino. Também estamos trabalhando para viabilizar embarques mensais de peixes, com a meta de movimentar 15 contêineres de Tambaqui por mês”, evidenciou o gerente administrativo da operadora portuária.

Em 2024, foram movimentadas 12 mil toneladas de açúcar, arroz e óleo para Iquitos, em cinco embarques realizados pela empresa.

O diretor-presidente da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia (Soph), Fernando Parente, ressaltou a importância da diversificação das cargas para o fortalecimento do Porto e da economia local. “A exportação de pescado pelo Porto de Porto Velho marca um avanço estratégico para o setor logístico e agroindustrial do estado. Isso demonstra a capacidade do terminal em atender novas demandas do mercado e reforça nosso compromisso em ampliar as operações portuárias, tornando Rondônia cada vez mais competitiva no cenário internacional.”

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Assuntos Governo
Redação 7 de março de 2025 7 de março de 2025
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Governo

Soluções sustentáveis com protagonismo da Ater Pública são destacas pelo governo de RO

23 de junho de 2025
Governo

Governo de RO oferece cursos de qualificação na área de trânsito em diversos municípios

23 de junho de 2025
Governo

Governo de RO impulsiona educação patrimonial com lançamento de Editais 2025; inscrições seguem até dia 2 de julho

23 de junho de 2025
Governo

Governo de RO realiza programação simultânea em todo estado durante Semana Nacional e Semana Estadual de Políticas sobre Drogas

23 de junho de 2025
Governo

Unidade do “Tudo Aqui” em Ji-Paraná está com novo endereço para atendimento presencial

23 de junho de 2025
Governo

Rondoniense participa de competição nacional de Jiu-Jitsu com suporte do governo do estado

23 de junho de 2025
Informe RondôniaInforme Rondônia