Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Rondônia
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe RondôniaInforme Rondônia
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo

Governo de RO participa do Triplo Fórum Internacional da Governança do Sul Global

15 de junho de 2025
Compartilhar

Evento reuniu autoridades nacionais e internacionais, pesquisadores, gestores e representantes de organizações multilaterais

Rondônia participou do Fórum Internacional sobre Governança na Era Digital, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizado em Fortaleza (CE), entre os dias 11 e 13 de junho. O evento reuniu autoridades nacionais e internacionais, pesquisadores, gestores públicos e representantes de organizações multilaterais para debater os desafios da transformação digital, a produção de dados estratégicos e a construção de políticas públicas no contexto dos países do Sul Global.

Em parceria com o Governo do Ceará e apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o Fórum contou com a presença de delegações dos países do BRICS, Mercosul e CPLP, com destaque para representantes da Angola, África do Sul, Colômbia, China, Egito, Emirados Árabes, Etiópia, Índia, Equador, Indonésia, Moçambique, Rússia, São Tomé e Príncipe e Uruguai.

Representando o Governo de Rondônia, a secretária de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), Beatriz Basílio, integrou as discussões e destacou o compromisso do estado com a modernização da gestão pública e o fortalecimento da soberania de dados como ferramenta para o desenvolvimento regional sustentável. “Estamos empenhados em fortalecer um sistema de dados mais justo e sensível às realidades da Amazônia e das populações locais. A troca de experiências com os países do Sul Global amplia nossa visão e nos inspira a construir políticas públicas mais eficazes e alinhadas às nossas necessidades”, afirmou.

Rondônia participou das discussões realizadas durante o Fórum

Os discursos ressaltaram o papel da cooperação internacional na construção de sistemas estatísticos mais inclusivos, capazes de enfrentar as desigualdades históricas do Sul Global, especialmente diante dos avanços tecnológicos e da crescente digitalização.

O presidente do IBGE, Márcio Pochmann, abriu os trabalhos reforçando a urgência de repensar os sistemas estatísticos frente às transformações digitais. Já Michelle Muschett, diretora regional do PNUD para a América Latina e Caribe, apresentou os temas centrais do Relatório de Desenvolvimento Humano 2025, destacando a importância de dados que reflitam as complexas realidades dos países do Sul Global.

COOPERAÇÃO, JUSTIÇA TERRITORIAL E SOBERANIA DIGITAL

No segundo dia de programação, os temas centrais giraram em torno da soberania dos dados, justiça territorial e cooperação Sul-Sul. Durante o painel “Cooperação Sul-Sul na Era Digital”, instituições estatísticas de Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Uruguai, Colômbia, Equador e Brasil compartilharam experiências e metodologias sensíveis às desigualdades e à diversidade socioterritorial.

O IBGE também lançou a nova Grade Estatística 2022, atualizada com os dados do Censo Demográfico, e conduziu oficinas práticas sobre o uso das plataformas digitais do instituto, promovendo a capacitação de técnicos e gestores públicos.

Na mesa “O Dado é Nosso!”, organizada pela CearaPar, foram debatidas políticas públicas orientadas pelo bem comum e formas de redistribuição de valor na economia de dados, reunindo poder público, academia e sociedade civil.

Durante o dia, oito mesas temáticas abordaram indicadores para infância, turismo, favelas, orçamento familiar, pessoas com deficiência, saneamento, entre outros temas essenciais à formulação de políticas públicas baseadas em evidências.

JUVENTUDE, INOVAÇÃO E GOVERNANÇA

O último dia do evento consolidou o Fórum como espaço estratégico para articulação e inovação no Sul Global. A plenária principal tratou da construção de indicadores sobre juventude, abordando aspectos como saúde mental, participação política, cultura e inclusão digital. O painel foi organizado pela Secretaria Nacional da Juventude em parceria com IBGE, PNUD e o Fórum de Jovens Pesquisadores do Sul Global.

Ao longo do dia, mais de 15 mesas temáticas abordaram questões emergentes da era digital, como:

  • Soberania e segurança de dados, frente à padronização internacional;
  • Novas profissões e pobreza infantil multidimensional;
  • Governança de ativos sustentáveis, como a tokenização da água com uso de blockchain;
  • Inovação, gênero, mobilidade e ética no uso de big data e IA, com foco em transparência e inclusão.

Houve ainda oficinas e diálogos diplomáticos de alto nível, envolvendo o Mercosul, a CPLP e o PNUD. A experiência cearense com o programa “Ceará um Só” também foi apresentada como modelo de gestão pública digital integrada.

Discursos ressaltaram o papel da cooperação internacional

No encerramento, foi anunciada a criação de um grupo permanente do Triplo Fórum, com encontros periódicos e edições bianuais sediadas no Ceará. A secretária Beatriz Basílio reforçou o papel dos dados para o desenvolvimento da Amazônia e de territórios do Sul Global. “A governança digital deve ser um instrumento para fortalecer as políticas públicas no Sul Global, garantindo que os dados reflitam as realidades locais”, afirmou.

O governador Marcos Rocha também celebrou a presença de Rondônia no evento. “Este Fórum representa um avanço decisivo para Rondônia e para toda a região. Estar ao lado de nações estratégicas fortalece nossa capacidade de enfrentar os desafios do futuro com mais preparo, equidade e inteligência.”

A diversidade cultural marcou o encerramento do Fórum, com apresentações que celebraram as expressões artísticas do Sul Global como vetores de transformação. Com essa terceira jornada, o evento reafirma seu compromisso com uma governança digital inclusiva, soberana e baseada em evidências, a partir das realidades e prioridades dos países do Sul Global.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Assuntos Governo
Redação 15 de junho de 2025 15 de junho de 2025
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Governo

Soluções sustentáveis com protagonismo da Ater Pública são destacas pelo governo de RO

23 de junho de 2025
Governo

Governo de RO oferece cursos de qualificação na área de trânsito em diversos municípios

23 de junho de 2025
Governo

Governo de RO impulsiona educação patrimonial com lançamento de Editais 2025; inscrições seguem até dia 2 de julho

23 de junho de 2025
Governo

Governo de RO realiza programação simultânea em todo estado durante Semana Nacional e Semana Estadual de Políticas sobre Drogas

23 de junho de 2025
Governo

Unidade do “Tudo Aqui” em Ji-Paraná está com novo endereço para atendimento presencial

23 de junho de 2025
Governo

Rondoniense participa de competição nacional de Jiu-Jitsu com suporte do governo do estado

23 de junho de 2025
Informe RondôniaInforme Rondônia