O secretário-adjunto da Sedec, Avenilson Gomes da Trindade, foi eleito como presidente do colegiado, para o biênio 2025-2026
O governo de Rondônia realizou na segunda-feira (19), a primeira reunião ordinária do novo Conselho Curador da Fundação de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas, Tecnológicas e à Pesquisa (Fapero). Na ocasião, o secretário-adjunto da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec), Avenilson Gomes da Trindade, foi eleito como presidente do colegiado, que atuará no biênio 2025-2026.
O Conselho Curador atua como guardião dos princípios e objetivos da Fundação, assegurando que ela cumpra sua finalidade pública. Entre suas atribuições, estão a análise e manifestação sobre a proposta orçamentária, plano de ação e prestação de contas anual.
Fazem parte deste conselho representantes de instituições públicas e privadas de ensino e pesquisa, da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero), de setores produtivos do estado e representantes indicados pelo governador de Rondônia. A presença de membros de Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) de grande relevância amplia a capacidade da fundação em propor ações mais integradas e eficientes para o desenvolvimento regional.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o Conselho Curador é fundamental para assegurar que as ações da Fapero estejam alinhadas à sua finalidade pública, voltada à promoção da ciência, tecnologia e inovação no estado.
A primeira Reunião Ordinária do Conselho Curador da Fapero foi realizada no dia 19 de maio de 2025, e teve como pautas principais, a apresentação dos novos conselheiros e a eleição do novo Presidente do Conselho Curador, que foi escolhido pelos próprios membros do Conselho. Durante o encontro, também foram discutidas propostas voltadas ao fortalecimento institucional da Fundação, com destaque para a elaboração de um planejamento estratégico que será construído em conjunto com os conselheiros.

As próximas reuniões ordinárias do Conselho Curador da Fapero acontecerão em julho, setembro e dezembro
Empossado como presidente do Conselho Curador, o secretário-adjunto da Sedec, agradeceu a confiança dos colegas e reafirmou o compromisso com a missão da Fapero. Em sua fala, destacou a importância de uma atuação colaborativa e estratégica, com foco na ampliação de parcerias, captação de recursos e consolidação de políticas públicas voltadas à ciência, tecnologia e inovação.
Para o presidente da Fapero, Paulo Renato Haddad, o Conselho Curador é fundamental para fortalecer a política científica e tecnológica em Rondônia. Além disso, também solicitou apoio à presidência do Conselho para a regulamentação do recebimento e uso de emendas parlamentares, buscando dar maior transparência e alinhamento estratégico à aplicação desses recursos.
As próximas reuniões ordinárias do Conselho Curador da Fapero acontecerão nos meses de julho, setembro e dezembro, podendo haver convocações extraordinárias conforme demanda da presidência ou da maioria dos conselheiros.
Confira a lista completa de membros do Conselho Curador: MEMBROS DO CONSELHO CURADOR DA FAPERO
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO