Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Rondônia
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe RondôniaInforme Rondônia
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo

ABERTURA: 41ª edição do Flor do Maracujá destaca Rondônia como destino atrativo do folclore

2 de agosto de 2025
Compartilhar

As apresentações folclóricas são os atrativos principais do evento, mais de 40 grupos irão se apresentar ao longo dos dez dias de programação

A abertura da 41ª edição do Arraial Flor do Maracujá aconteceu na noite da sexta-feira (1º), no Parque dos Tanques, em Porto Velho, e deu a largada para 10 dias de uma programação especial de valorização da cultura e história rondoniense, com fortalecimento do turismo e da economia. As apresentações folclóricas são os atrativos principais do evento, combinados ao lazer e à oportunidade de saborear uma diversidade de comidas típicas. Tudo isso com segurança e em uma estrutura diferenciada.

Para o governador Marcos Rocha, o Arraial Flor do Maracujá, que é considerado um dos maiores eventos folclóricos da Região Norte e é Patrimônio Cultural de Rondônia, é uma oportunidade para fortalecer o estado como destino turístico atrativo do folclore no Brasil, além de enaltecer a cultura rondoniense e gerar mais desenvolvimento.” O Arraial Flor do Maracujá valoriza as tradições folclóricas do estado. É uma opção de diversão para a população, uma oportunidade de acolher visitantes de todo o estado e de outros cantos do Brasil e ainda fomenta a economia”.

A aposentada Maria Gorete Lobato, que mora em Manaus, aproveitou a visita aos familiares em Rondônia para prestigiar o arraial junto com eles.” Esse foi um evento bem divulgado, está atraindo muita gente, está muito bonito”. A artesã Lucineide Karitana, que também esteve no Arraial acompanhada da família, elogiou o evento.” É a primeira vez que estamos no Arraial, é um passeio bem diferente, estamos gostando”.

A aposentada Maria Gorete Lobato, que mora em Manaus, prestigiou o evento

EDIÇÃO DE 2025

O evento, realizado pelo governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), acontece até 10 de agosto. Serão mais de 40 apresentações de quadrilhas mirins, adultas e grupos de boi-bumbá durante os 10 dias de programação. O arraial será encerrado com a premiação e performance das melhores apresentações.

O secretário da Sejucel, Paulo Higo Ferreira de Almeida destaca que a expectativa é de recorde de público e uma celebração grandiosa dos talentos do folclore do estado. “É um evento que valoriza a identidade cultural de Rondônia, feito com responsabilidade, em um ambiente seguro e com estrutura para as apresentações folclóricas e para que o público possa prestigiar as atrações com conforto”.

Entre as novidades desta edição está a ampliação das arquibancadas, instaladas não só nas laterais, mas também de frente para o palco, aumentando a capacidade de espectadores sentados. Além disso, o arraial tem um espaço destinado para a imprensa e produtores de conteúdos digitais, para levar os melhores momentos do arraial para o público em todo o mundo. Diversas secretarias do governo também estão presentes no evento, levando benefícios para o público.

Maria Eduarda realizou o sonho de criança

APRESENTAÇÕES DO 1º DIA

A programação do primeiro dia incluiu a abertura oficial com o Grupo Carimbó Acreditar; e as apresentações da Quadrilha Junina Adulta Nação Caipira; Boi-Bumbá Adulto Estrela de Rondônia; Quadrilha Junina Adulta Na Tonga do Cabulete e da Quadrilha Junina Adulta Explosão Junina. A noite foi de realização de um sonho para a estudante Maria Eduarda Barros, brincante da Quadrilha Nação Caipira. “Desde criança, quando minha mãe dançava, eu acompanhava ela nos ensaios, e hoje eu realizei o sonho de me apresentar, foi emocionante, estou muito feliz.”

COMIDAS TÍPICAS

Além das apresentações folclóricas, outro atrativo do arraial é a praça de alimentação repleta de opções para todos os gostos, desde morango do amor, que estão fazendo sucesso no Brasil nos últimos dias, até a tradicional barraca do milho. Daiane Garcia apostou nos doces para agradar o público. “A gente espera o ano inteiro por esse Arraial, as vendas são muito boas e a expectativa é que supere o movimento do ano passado.” Já Alzira de Freitas conquista o público com delícias feitas de milho. “O arraial traz uma oportunidade para nós, empreendedores, mostrarmos as nossas mercadorias. É um evento histórico, traz muita gente de fora, estamos aqui para receber todos e fazer boas vendas”.

No arraial também tem morango do amor, que estão fazendo sucesso no Brasil

PROGRAMAÇÃO DO 2º DIA (2/8)

O evento que reúne cultura, tradição, boa comida e negócios prepara para os visitantes as seguintes apresentações para este segundo dia do Arraial:

20h/20h45 – Quadrilha Junina Mirim Na Tonga do Cabulete;
21h/21h45 – Quadrilha Junina Mirim JUABP;
22h/23h10 – Boi-Bumbá Adulto Tira-Teima;
23h25/00h15 – Quadrilha Junina Adulta Tradição;
00h30/01h30 – Quadrilha Junina Adulta Coração Dourado

Confira a programação completa

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Assuntos Governo
Redação 2 de agosto de 2025 2 de agosto de 2025
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Governo

Governo de RO conquista 1º lugar em ranking de LGPD no Brasil

1 de agosto de 2025
Governo

Governo de RO recebe reconhecimento internacional em ranking de LGPD no Brasil

1 de agosto de 2025
Governo

Governo de RO evidência resiliência da economia rondoniense diante da previsão de tarifaço dos EUA ao Brasil

1 de agosto de 2025
Governo

Candidatos à primeira habilitação são inseridos nas ações da Semana Nacional de Prevenção a Acidentes com Motociclistas

1 de agosto de 2025
Governo

Câncer de pulmão: governo de RO alerta sobre sintomas, riscos e onde buscar tratamento

1 de agosto de 2025
Governo

Aulas de Judô passam a integrar terapias do Cero e beneficiam crianças em reabilitação

1 de agosto de 2025
Informe RondôniaInforme Rondônia