Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Rondônia
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe RondôniaInforme Rondônia
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo

Lei impulsiona desenvolvimento da agricultura e fortalece segmentos do leite e do café em Rondônia

16 de junho de 2025
Compartilhar

A medida representa um marco estratégico para o fortalecimento da pecuária leiteira, da cafeicultura e do desenvolvimento agroeconômico do estado

O setor agropecuário de Rondônia ganhou novo impulso com a sanção da Lei Complementar nº 1.283, de 26 de maio de 2025, que transfere recursos dos extintos fundos Proleite-RO e Funcafé-RO diretamente para o orçamento da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO). A medida representa um marco estratégico para o fortalecimento da pecuária leiteira, da cafeicultura e do desenvolvimento agroeconômico do estado.

A lei também estabelece que a Emater-RO deverá dinamizar a industrialização do café em Rondônia, observando os padrões tecnológicos de qualidade e preservação ambiental. A Autarquia poderá ainda, estimular investimentos públicos e privados, oferecendo incentivos fiscais aos empreendedores.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a iniciativa fortalece o setor rural que contará com ações mais ágeis e integradas. O governo do estado segue aprimorando a gestão dos recursos e assegurando que as políticas públicas cheguem com mais efetividade ao campo, beneficiando diretamente os agricultores que se dedicam à produção de leite e café no estado.

A transferência dos recursos para a Emater-RO consolida os objetivos já firmados pelos fundos extintos

Com a nova legislação, os recursos financeiros, saldos positivos, bens e direitos antes vinculados aos fundos extintos, agora serão geridos pela Emater-RO, ampliando a capacidade institucional e de atendimento da Autarquia.

De acordo com o diretor-presidente da Emater-RO, Luciano Brandão, “a Emater passa a ter autonomia para aplicar os valores diretamente em ações de assistência técnica, extensão rural e fomento à produção agropecuária. Isso vai permitir a implementação de projetos em áreas estratégicas como a modernização da produção leiteira ou ações voltadas ao crescimento das indústrias de café, sempre respeitando os critérios ambientais e os padrões tecnológicos de qualidade”, explicou.

A transferência dos recursos dos fundos extintos para o orçamento da Emater-RO não representa uma mudança no compromisso com o setor, pelo contrário, consolida os objetivos já firmados pelos fundos anteriores, garantindo a continuidade das ações e investimentos em andamento, agora sob a gestão direta da Emater-RO.

Com a iniciativa, o governo de Rondônia reforça seu compromisso com o desenvolvimento do setor agropecuário, especialmente da agricultura familiar, consolidando políticas públicas de de incentivo à produção, inovação e sustentabilidade no campo.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Assuntos Governo
Redação 16 de junho de 2025 16 de junho de 2025
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Governo

Soluções sustentáveis com protagonismo da Ater Pública são destacas pelo governo de RO

23 de junho de 2025
Governo

Governo de RO oferece cursos de qualificação na área de trânsito em diversos municípios

23 de junho de 2025
Governo

Governo de RO impulsiona educação patrimonial com lançamento de Editais 2025; inscrições seguem até dia 2 de julho

23 de junho de 2025
Governo

Governo de RO realiza programação simultânea em todo estado durante Semana Nacional e Semana Estadual de Políticas sobre Drogas

23 de junho de 2025
Governo

Unidade do “Tudo Aqui” em Ji-Paraná está com novo endereço para atendimento presencial

23 de junho de 2025
Governo

Rondoniense participa de competição nacional de Jiu-Jitsu com suporte do governo do estado

23 de junho de 2025
Informe RondôniaInforme Rondônia