Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Rondônia
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe RondôniaInforme Rondônia
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo

Prestação de contas e planejamento das ações de IST, HIV/Aids, Hepatites Virais e Tuberculose é tema de oficina

20 de maio de 2025
Compartilhar

O evento tem o objetivo de aprimorar as ações de vigilância em saúde e garantir a transparência na aplicação dos recursos públicos, com foco no fortalecimento das ações de prevenção e controle

A Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa/RO) promove nos dias 19 e 20 de maio, a Oficina Estadual de Prestação de Contas do Plano de Ações e Metas (PAM) 2024 e Planejamento 2026. O evento, que acontece no auditório de um hotel em Porto Velho, tem o objetivo de aprimorar as ações de vigilância em saúde e garantir a transparência na aplicação dos recursos públicos, com foco no fortalecimento das ações de prevenção e controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), HIV/Aids, Hepatites Virais e Tuberculose no estado.

Na semana anterior à oficina, entre os dias 13 e 16 de maio, foram realizadas a oficina do PAM 2026, com as Gerências Regionais de Saúde (GRS) de Ji-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura e Vilhena. As atividades contaram com a participação de profissionais do Serviço de Atendimento Especializado (SAE), Vigilância Epidemiológica, Atenção Primária à Saúde (APS), coordenação municipal de tuberculose e setor financeiro. O objetivo foi alinhar estratégias, revisar metas e preparar os municípios para a prestação de contas e o planejamento das ações futuras.

A oficina conta com a participação de técnicos estaduais, municipais e representantes do Ministério da Saúde, o técnico assessor do Departamento Nacional de HIV/Aids, Hepatites Virais, Tuberculose e IST (DATHI/SVSA/MS), Manoel Carlos Alves Braga, que conduz as discussões e orientações sobre o Incentivo Financeiro federal destinado aos entes habilitados.

A programação contempla a apresentação dos perfis epidemiológicos das doenças prioritárias, os avanços e desafios da vigilância em saúde, temas estratégicos como o cofinanciamento na Atenção Primária à Saúde, indicadores do PQA-VS e a implantação da Linha de Cuidado das Hepatites Virais no estado de Rondônia. Os municípios de Porto Velho, Ariquemes e Guajará-Mirim apresentam suas experiências, ações desenvolvidas e resultados alcançados em relação à aplicação dos recursos e à execução das metas pactuadas.

TRANSPARÊNCIA

Um dos pilares do evento é a prestação de contas do uso dos recursos públicos, reforçando o compromisso do governo com a transparência e a responsabilidade na gestão. O governador de Rondônia, Marcos Rocha, enfatiza a relevância da oficina para o planejamento das ações de saúde, ressaltando a importância da análise criteriosa do que foi realizado e do planejamento responsável para o futuro.

Um dos pilares do evento é a prestação de contas do uso dos recursos públicos

O diretor-geral da Agevisa/RO, Gilvander Gregório de Lima, destaca o compromisso da agência em promover a transparência e a eficácia na gestão dos recursos, enfatizando que a prestação de contas é um pilar essencial da administração.

PROJETO

A oficina também dá destaque à equidade em saúde, com a apresentação do projeto “Saúde da População Negra frente às IST, HIV/Aids, Hepatites Virais e Tuberculose”, conduzido pela Associação Beradeiro; e o fortalecimento das ações voltadas à equidade em saúde, com enfoque nas populações LGBTIA+, por meio da Portaria nº 1.201/2024, apresentado pela representante da ONG COMCIL e Coordenadora da Atenção Primária da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

A Coordenadora Estadual do Núcleo de IST, HIV/Aids e Hepatites Virais da Agevisa/RO, Gilmarina Silva Araújo, ressaltou que o encontro reafirma o compromisso do estado de Rondônia com a qualificação da resposta às IST, HIV/Aids, Hepatites Virais e Tuberculose, com base nos princípios da transparência, planejamento participativo e fortalecimento das políticas públicas de saúde. “O encontro alinha estratégias e otimiza recursos, além de promover a melhoria contínua dos serviços oferecidos à população de Rondônia.”

A Coordenadora Estadual de Tuberculose da Agevisa/RO, Nilda Barros, destacou a importância da Portaria GM/MS nº 4.869, de 17 de julho de 2024, que define os valores atualizados por estado para o recebimento do incentivo financeiro às ações de vigilância, prevenção e controle da tuberculose. “Essa portaria representa um avanço significativo no enfrentamento da tuberculose em Rondônia, pois possibilita o fortalecimento das ações nos municípios prioritários, especialmente aqueles com maiores índices de incidência da doença. Com os recursos destinados, poderemos intensificar as estratégias de diagnóstico precoce, tratamento adequado e acompanhamento dos casos, contribuindo para a redução da transmissão e melhoria da qualidade de vida da população.”

PROGRAMAÇÃO

  • 19 de Maio de 2025 (Manhã)
  1. Credenciamento;
  2. Apresentação dos perfis epidemiológicos, desafios e avanços na vigilância da sífilis, HIV/Aids, hepatites virais e Tuberculose;
  3. Discussão sobre o resultado do Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde (PQA-VS) 2023;
  4. Debate sobre os desafios e avanços no diagnóstico e monitoramento do HIV/Aids/HV e outras IST; e
  5. Apresentação sobre o cofinanciamento na Atenção Primária à Saúde (APS) e suas perspectivas para o fortalecimento do SUS.
  • 19 de Maio de 2025 (Tarde)
  1. Apresentação da Portaria nº 1.201/2024, que cria o Comitê Técnico para subsidiar o avanço da equidade da atenção à saúde da população LGBTIA+;
  2. Apresentação do projeto “Saúde da População Negra frente às IST, HIV/Aids, Hepatites Virais e Tuberculose”;
  3. Apresentações dos Serviços de Assistência Especializada (SAE) de Porto Velho, Ariquemes e Guajará-Mirim; e
  4. Apresentação sobre a implantação da Linha de Cuidados das Hepatites Virais no estado de Rondônia.
  • 20 de Maio de 2025
  1. Oficina de Programação das Metas e Ações no âmbito do Incentivo Financeiro às Ações de Vigilância, Prevenção e Controle do HIV/Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e IST;
  2. Prestação de Contas 2024 e Planejamento Estratégico da Política de Incentivo Financeiro para HIV/Aids; e
  3. Planejamento 2026.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Assuntos Governo
Redação 20 de maio de 2025 20 de maio de 2025
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Governo

Governo de RO conquista 1º lugar em ranking de LGPD no Brasil

1 de agosto de 2025
Governo

Governo de RO recebe reconhecimento internacional em ranking de LGPD no Brasil

1 de agosto de 2025
Governo

Governo de RO evidência resiliência da economia rondoniense diante da previsão de tarifaço dos EUA ao Brasil

1 de agosto de 2025
Governo

Candidatos à primeira habilitação são inseridos nas ações da Semana Nacional de Prevenção a Acidentes com Motociclistas

1 de agosto de 2025
Governo

Câncer de pulmão: governo de RO alerta sobre sintomas, riscos e onde buscar tratamento

1 de agosto de 2025
Governo

Aulas de Judô passam a integrar terapias do Cero e beneficiam crianças em reabilitação

1 de agosto de 2025
Informe RondôniaInforme Rondônia