Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Rondônia
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe RondôniaInforme Rondônia
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo

Sistema online de declaração de rebanhos já registra 38% de adesão; atualização obrigatória encerra dia 31 de maio

20 de maio de 2025
Compartilhar

A regularização é fundamental para manter o controle sanitário e garantir a rastreabilidade do rebanho estadual

O governo de Rondônia reforça o alerta aos produtores rurais que ainda não realizaram a atualização cadastral de seus animais de produção: o prazo para adesão à campanha de declaração obrigatória de rebanhos encerra no dia 31 de maio. A regularização é fundamental para manter o controle sanitário e garantir a rastreabilidade do rebanho estadual. Para facilitar o cumprimento da obrigação, a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron) disponibiliza o acesso digital, em seu site, que permite a realização da declaração de forma rápida e segura, sem a necessidade de deslocamento até uma unidade física da Agência.

Além de concentrar os dados agropecuários, por meio de inteligência analítica e registro referente aos processos de produção agrícola, o sistema online da Idaron facilita a tomada de decisões, tanto pelo governo de Rondônia quanto pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), quanto a elaboração de estratégias para promover o desenvolvimento sustentável do agronegócio, a exemplo das ações de vigilância que a Idaron vem executando para reduzir o risco de ocorrência da Influenza Aviária nos plantéis avícolas do estado.

De acordo com o o presidente da Idaron, Julio Cesar Rocha Peres, com acesso à internet, o produtor pode efetuar a atualização diretamente no site oficial da Idaron, contando com um sistema intuitivo que agiliza o processo e contribui para o fortalecimento das ações de vigilância sanitária no estado. “O sistema online da Idaron já tem bom desempenho entre os produtores e já concentra mais de 38% das declarações já registradas. A estimativa é que o número de declarações online supere as registradas no último ano”, acentuou.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, essa evolução centrada na tecnologia da informação, decorre dos investimentos feitos pelo governo estadual para aprimorar ainda mais a integração com o produtor rural. “Já investimos cerca de R$ 80 milhões, tanto em tecnologia quanto em infraestrutura e logística no setor, o que possibilita maior conexão da Idaron com o homem do campo”, ressaltou.

Conforme o diretor executivo da Idaron, Licério Corrêa Magalhães, “a implementação do sistema online tem contribuído para aumentar a produtividade e reduzir os custos ao pecuarista, visto que ele já não precisa gastar com deslocamento para declarar os rebanhos nem resolver problemas relacionados a documentos e registros simples”, explicou.

DECLARAÇÃO ANUAL 

A declaração de rebanhos é feita em duas etapas anuais, em maio e em novembro, e é obrigatória para criadores de bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos, suínos, equídeos e aves. Lembrando que os produtores que deixam de declarar são impedidos de emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA) até que atualizem a situação cadastral junto à Idaron. Tem dúvidas de como declarar pela internet? Clique aqui e saiba como declarar.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Assuntos Governo
Redação 20 de maio de 2025 20 de maio de 2025
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Governo

Rondônia reduz furtos e roubos de veículos e acelera recuperação com tecnologia e presença policial

2 de agosto de 2025
Governo

Governo de RO intensifica ações de vigilância contra o sarampo e orienta população sobre prevenção

2 de agosto de 2025
Governo

ABERTURA: 41ª edição do Flor do Maracujá destaca Rondônia como destino atrativo do folclore

2 de agosto de 2025
Governo

Governo de RO conquista 1º lugar em ranking de LGPD no Brasil

1 de agosto de 2025
Governo

Governo de RO recebe reconhecimento internacional em ranking de LGPD no Brasil

1 de agosto de 2025
Governo

Governo de RO evidência resiliência da economia rondoniense diante da previsão de tarifaço dos EUA ao Brasil

1 de agosto de 2025
Informe RondôniaInforme Rondônia