Com o objetivo de aprimorar as ações do estado com base em evidências científicas e estudos técnicos, promovendo melhorias e dinamização nos serviços, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realizou evento sobre saúde digital e tecnologias aplicadas aos serviços de saúde. A reunião encerrou na terça-feira (6), e foi realizada no Teatro Guaporé, em Porto Velho. O evento contou com a presença de profissionais da área e representantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

Temas como ciência de dados e informações estratégicas para a saúde digital foram abordados
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou a importância da iniciativa. “Investir em inovação é investir em vidas. O uso de tecnologias, dados e Inteligência Artificial vai transformar a forma como cuidamos das pessoas em Rondônia, levando ainda mais agilidade, precisão e qualidade ao atendimento.”
O encontro abordou temas como:
- Ciência de dados;
- Informações estratégicas para a saúde digital; e
- Gestão da saúde pública de forma geral.
O gerente do Centro de Inteligência Estratégica para a Gestão Estadual do Sistema Único de Saúde SUS (Cieges), Sandro Terabe, explicou que o Conass está coordenando um processo de qualificação e transformação digital nas secretarias estaduais de saúde de todo o Brasil. “Essa rede promove um processo de qualificação da gestão, permitindo que as respostas sejam dadas em tempo hábil e auxiliando os secretários na tomada de decisões.”

O Centro de Inteligência tem como propósito fortalecer o trabalho das secretarias
O Centro de Inteligência tem como propósito fortalecer o trabalho das secretarias por meio da automatização de processos e do uso de Inteligência Artificial (IA), otimizando o fluxo de trabalho e promovendo uma gestão mais eficiente.
Para o secretário de Saúde, Jefferson Rocha, a saúde pública de Rondônia vive um novo momento. “A transformação digital é uma realidade que precisa ser incorporada às nossas práticas com responsabilidade e eficiência. Este evento foi uma oportunidade estratégica para que possamos avançar no uso de dados e tecnologias que nos permitam tomar decisões mais assertivas, qualificando os serviços e otimizando os recursos”, destacou.
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO