Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Rondônia
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe RondôniaInforme Rondônia
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo

Pesquisa de Rondônia conquista segunda qualificação nacional e amplia relevância do estado no cenário da ciência e inovação

25 de março de 2025
Compartilhar

O governo de Rondônia celebra um grande avanço para a pesquisa científica de Rondônia. Por meio do trabalho do pesquisador da Fundação de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa (Fapero), a instituição foi qualificada no resultado do Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) e está entre os projetos que receberão apoio financeiro ao desenvolvimento de pesquisas estratégicas. O projeto submetido obteve uma avaliação excepcional, alcançando a nota 9,7, o que demonstra a alta relevância científica e o impacto positivo esperado dos estudos desenvolvidos.

O pesquisador possui uma trajetória consolidada na pesquisa científica, sendo referência na área

A qualificação no Programa INCT assegura um investimento de R$ 13.480.749,36 milhões, fortalecendo o avanço da pesquisa e da ciência em Rondônia. Esse feito representa um marco significativo para o estado, que conta com dois INCTs, ampliando sua relevância no cenário nacional da ciência e inovação.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o programa desempenha uma função essencial no impulso à pesquisa de ponta no Brasil, promovendo avanços estratégicos em várias áreas do conhecimento. “Essa conquista reforça a importância do financiamento à ciência e colaboração entre instituições e pesquisadores para enfrentar os desafios globais”, ressaltou.

PESQUISA E INOVAÇÃO

O pesquisador dr. Andreimar Martins Soares, especialista da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) possui uma trajetória consolidada na pesquisa científica, sendo referência na área e contribuindo significativamente ao avanço da ciência no estado e no país. Coordenador da Rede Internacional de Pesquisa e Conhecimento de Excelência da Amazônia Ocidental (Red-Conexão) e pesquisador da Fiocruz, sua qualificação e o investimento conquistado representam um avanço considerável à ciência em Rondônia, fortalecendo a importância do apoio contínuo para pesquisa e inovação no estado.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA 

O programa INCT surgiu a partir da evolução dos Institutos do Milênio, uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia executada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com objetivo de ampliar o apoio a projetos estratégicos. Desde 2005, os INCTs têm incentivado redes de pesquisa em diversas áreas, elevando os padrões de excelência e fortalecendo a competitividade da ciência e tecnologia brasileira, no cenário internacional.

De acordo com o presidente da Fapero, Paulo Renato Haddad, a qualificação reforça a função primordial dos pesquisadores na transformação da sociedade. “Esta conquista intensifica o compromisso da nossa instituição com a promoção da pesquisa de excelência e papel essencial dos pesquisadores na transformação da sociedade. O trabalho do dr. Andreimar Soares à frente desse projeto, demonstra a qualidade da pesquisa desenvolvida no estado e o potencial dos nossos cientistas para gerar soluções inovadoras e impactar positivamente o desenvolvimento de Rondônia”, enfatizou.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Assuntos Governo
Redação 25 de março de 2025 25 de março de 2025
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Governo

Duelo da Fronteira tem nova data marcada: de 12 a 17 de novembro em Guajará-Mirim

3 de outubro de 2025
Governo

Governo de RO inicia manutenção na pavimentação asfáltica na RO-010 entre Rolim de Moura e Nova Brasilândia d’Oeste

3 de outubro de 2025
Governo

Estudantes representam RO na VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, em Goiás

3 de outubro de 2025
Governo

Destaques da semana do dia 29 de setembro a 3 de outubro

3 de outubro de 2025
Governo

36º Fórum Regional de Fortalecimento da Rede de Parcerias acontece em Rondônia nos dias 8 e 9 de outubro

3 de outubro de 2025
Governo

Governo de RO investe na reforma do Instituto Carmela Dutra e garante melhorias para alunos e servidores

3 de outubro de 2025
Informe RondôniaInforme Rondônia