Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Rondônia
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe RondôniaInforme Rondônia
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo

Palestra sobre prevenção ao tabagismo por dispositivos eletrônicos é promovida pelo governo de RO, em Candeias do Jamari

25 de abril de 2025
Compartilhar

O objetivo foi conscientizar estudantes sobre os malefícios causados pelos dispositivos eletrônicos para fumar, especialmente entre os jovens

Com o objetivo de conscientizar estudantes sobre os malefícios causados pelos dispositivos eletrônicos para fumar, especialmente entre os jovens, que estão cada vez mais expostos e atraídos por esses produtos, na quinta-feira (25), o governo de Rondônia promoveu uma palestra com o tema “Tabagismo: Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEFs)” para os estudantes da Escola Estadual Carlos Drummond de Andrade, no município de Candeias do Jamari.

A ação foi realizada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), através do Núcleo de Controle do Tabagismo, por meio da Coordenadoria de Atenção às Doenças e Condições Crônicas, e contou com os enfermeiros Gustavo Nery e Márcia Ribeiro como palestrantes. 

A gerente do Núcleo de Nefrologia, enfermeira Márcia Ribeiro, explicou que os dispositivos eletrônicos para fumar, também conhecidos como cigarros eletrônicos, vapes ou e-cigarros, possuem formatos variados — como cigarros tradicionais, canetas e pen drives — funcionam com bateria, que aquece um líquido inalado pelo usuário na forma de aerossol. Esse líquido pode conter nicotina, aditivos de sabor e outras substâncias tóxicas. “O uso dos DEFs está associado a diversos riscos à saúde, incluindo a dependência de nicotina, danos ao sistema respiratório e possíveis impactos no sistema cardiovascular.”

Segundo o enfermeiro Gustavo Nery, a palestra teve função importante na quebra de mitos sobre esses produtos. “Foi crucial para desmistificar a falsa segurança dos dispositivos eletrônicos para fumar, apresentando evidências científicas dos danos à saúde — como problemas respiratórios, cardiovasculares e neurológicos — e alertando que os DEFs também podem ser utilizados para vaporizar outras substâncias perigosas”, destacou. 

PROIBIÇÃO

A fabricação, distribuição, comercialização, transporte, importação e propaganda de todos os tipos de DEFs são proibidas no Brasil, conforme a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 855, de 23 de abril de 2024, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O secretário da Sesau, Jefferson Rocha, ressaltou o compromisso da pasta com a prevenção. “Nosso trabalho vai além das paredes hospitalares. Atuamos com ações de conscientização e prevenção voltadas a diferentes públicos e faixas etárias, para que toda a população tenha menos adoecimento e mais qualidade de vida.”

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Assuntos Governo
Redação 25 de abril de 2025 25 de abril de 2025
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Governo

Cidadania e lazer para crianças da zona Leste de Porto Velho

6 de outubro de 2025
Governo

Ação do governo de RO promove lazer e cidadania para crianças da zona Leste de Porto Velho

6 de outubro de 2025
Governo

Governo de RO inaugura Centro de Operações do GAPE construído com mão de obra reeducanda, em Pimenta Bueno

6 de outubro de 2025
Governo

Rondônia fortalece agenda climática em workshop internacional no Rio de Janeiro

6 de outubro de 2025
Governo

Governo de RO emite Nota Técnica reforçando orientações para o risco de bebidas adulteradas com metanol

6 de outubro de 2025
Governo

Inscrições para cursos profissionalizantes remotos nos 52 municípios estão abertas até quinta-feira (9)

6 de outubro de 2025
Informe RondôniaInforme Rondônia