Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Rondônia
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe RondôniaInforme Rondônia
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo

Operação Verde Rondônia 2025 inicia fase de resposta com força total no combate a incêndios florestais

2 de junho de 2025
Compartilhar

A união de forças para proteger o bioma amazônico por meio do combate aos incêndios florestais garante um futuro mais sustentável para a população de Rondônia

Para proteger o bioma amazônico por meio de ações estratégicas de combate a incêndios florestais, o governo de Rondônia iniciou nesta segunda-feira (2) a fase de resposta da Operação Verde Rondônia 2025 (OVR), que vai até 30 de novembro. Sob a coordenação do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO), esta etapa concentra esforços no combate direto a incêndios ilegais e na redução de desastres ambientais causados ​​por queimadas não autorizadas durante o período mais crítico da seca.

Com a atuação de 259 militares em campo, a operação integra ações de monitoramento aéreo e terrestre, uso de tecnologia de ponta, bases operacionais descentralizadas e integradas, além de um robusto aparato logístico. As 15 bases descentralizadas e 17 integradas estão estrategicamente posicionadas em pontos-chave do estado, ampliando o alcance da resposta às áreas mais vulneráveis.

Bases descentralizadas:

Governo reúne bases para ampliar o alcance da resposta às áreas mais vulneráveis no estado

  • Parque Estadual de Guajará-Mirim (PEGM)
  • União Bandeirantes, em Porto Velho
  • Reserva Extrativista (Resex) Samuel, em Candeias do Jamari
  • Cujubim
  • Vista Alegre do Abunã, em Porto Velho
  • Campo Novo de Rondônia
  • Nova Dimensão, em Nova Mamoré
  • Área de Proteção Ambiental (APA) Rio Pardo, em Porto Velho
  • Resex Gleba do Rio Preto
  • Costa Marques
  • Resex Soldado da Borracha, entre Cujubim e Porto Velho
  • Resex Jaci-Paraná, em Porto Velho
  • Alta Floresta do Oeste
  • Corumbiara
  • Itapuã do Oeste

Segundo o governador Marcos Rocha o momento reafirma o compromisso do estado com a vida e o meio ambiente. “Ao dar início a esta nova etapa da Operação Verde Rondônia — que representa a união de forças para prevenir tragédias, proteger nossas florestas e garantir um futuro mais sustentável — destacamos que, ao longo do tempo, o governo manteve seu compromisso ao investir em estrutura, aumento de efetivo, capacitação e tecnologia, visando uma resposta ainda mais eficaz em 2025”, declarou.

COMUNIDADE UNIDA

Após a fase de prevenção OVR, as tropas estão equipadas e posicionadas para iniciar a fase de resposta

A fase de prevenção, iniciada em março, já demonstrou resultados expressivos: foram realizadas 7.677 ações educativas, atingindo mais de 52 mil pessoas em comunidades urbanas, rurais e indígenas. A população também teve papel fundamental com a formação de 51 Brigadas Civis, além de uma específica com povos originários, somando 958 pessoas capacitadas para auxiliar no combate ao fogo.

O comandante-geral do CBMRO, coronel Nivaldo Azevedo, reforçou a importância da conscientização popular. “Contamos muito com a população para evitar queimadas, inclusive dentro do perímetro urbano. Não se trata de apontar culpados, mas de reforçar que o fogo se alastra com rapidez, especialmente em períodos de vegetação seca e ventos fortes. A colaboração de todos é essencial para prevenir danos maiores”, explicou.

Já o secretário de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), Felipe Vital, destacou o empenho do governo em estruturar uma operação pronta para o enfrentamento. “Esse é um trabalho conjunto de todo o governo. Fizemos a nossa parte na fase de prevenção e agora estamos com a tropa equipada e posicionada. Com a união de todos, esperamos um cenário muito diferente do vivido no ano passado”, afirmou.

INTEGRAÇÃO

Além do CBMRO, a OVR conta com a atuação integrada de diversos órgãos, como a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Defesa Civil Municipal, Ministério Público do Estado de Rondônia (MP/RO), Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TC/RO) , Casa de Gestão Integrada de Fronteiras de Rondônia (CGFRON) e instituições federais como a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

A corporação destaca ainda que utiliza drones, imagens de satélite, veículos especializados e aeronaves de asa fixa e rotativa para ampliar sua capacidade de resposta e monitoramento em tempo real.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Assuntos Governo
Redação 2 de junho de 2025 2 de junho de 2025
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Governo

Projeto “Outubro Rosa” promove cuidados e valorização na saúde das servidoras de unidade prisional feminina em Porto Velho

7 de outubro de 2025
Governo

Delegação de Rondônia se destaca em 1º lugar no ranking da Gincana Ambiental na VI Conferência Nacional Infantojuvenil

7 de outubro de 2025
Governo

Coleta externa realizada pela Fhemeron em Tarilândia fortalece estoques de sangue em Rondônia

7 de outubro de 2025
Governo

Governo de RO alerta para golpe envolvendo falsas mensagens sobre o Programa CNH Social

7 de outubro de 2025
Governo

Oferta de serviços em saúde será ampliada pelo governo de RO com implementação do programa “Agora Tem Especialistas”

7 de outubro de 2025
Governo

De cenário crítico à recuperação: setembro tem queda histórica nos focos de queimadas em Rondônia

7 de outubro de 2025
Informe RondôniaInforme Rondônia