Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Rondônia
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe RondôniaInforme Rondônia
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo

Monilíase do cacaueiro e serviços de inspeção são destacados no primeiro dia da Rondônia Rural Show

27 de maio de 2025
Compartilhar

Uma das oficinas abordou o tema “Serviços de Inspeção, Consórcios e Selos de Qualidade”

Com foco em temas estratégicos para o desenvolvimento sustentável da agropecuária rondoniense, a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron) realizou, na segunda-feira (26), duas oficinas técnicas que marcaram o primeiro dia da 12ª Rondônia Rural Show Internacional. Os encontros abordaram assuntos fundamentais como o combate à Monilíase do Cacaueiro e os serviços de inspeção sanitária, e selos de qualidade de produtos de origem animal.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, salientou a importância dessas iniciativas de valorização do conhecimento técnico para os produtores. “Investir em ações preventivas e na qualificação dos nossos produtores é fundamental para garantir a saúde do setor agropecuário e consolidar Rondônia como referência em sustentabilidade e qualidade.”

CAPACITAÇÃO

A primeira oficina, intitulada “Qualidade das Amêndoas e Produtividade na Prevenção da Monilíase do Cacaueiro”, reuniu produtores rurais, estudantes e técnicos da área agrícola, com o objetivo de reforçar as ações de prevenção contra a Monilíase — doença de grande impacto econômico que ainda não foi registrada no estado de Rondônia. O auditor-fiscal da Idaron, João Paulo Quaresma, responsável pela condução da oficina, ressaltou que a cultura do cacau tem papel estratégico na diversificação da agricultura familiar e que a prevenção da Monilíase é uma das prioridades da Agência.

“Trata-se de uma cultura com alto valor agregado e potencial de industrialização, especialmente para a produção de chocolate, um dos produtos mais consumidos no mundo. Em Rondônia, temos incentivado o plantio de cacau de forma sustentável, com distribuição de mudas clonais e apoio técnico ao produtor. Prevenir a Monilíase é garantir o futuro dessa cadeia produtiva”, explicou auditor-fiscal da Idaron.

CONHECIMENTO ADQUIRIDO

Cristina Barbosa destacou a importância da capacitação

A produtora rural de Ji-Paraná, Cristina Barbosa, destacou a importância da capacitação. “A oficina foi extremamente esclarecedora. Informação é a principal arma para manter Rondônia livre dessa doença”, afirmou. Já o técnico agrícola da Secretaria Municipal de Agricultura de Vilhena, Gustavo Lisboa,  enfatizou o impacto das orientações recebidas. “Esses conhecimentos nos ajudam a alertar os produtores e a agir de forma rápida diante de qualquer suspeita.”

A segunda oficina abordou o tema “Serviços de Inspeção, Consórcios e Selos de Qualidade”, com apresentação do auditor-fiscal da Idaron, Rodrigo Jujihara. De maneira didática e acessível, o palestrante detalhou os sistemas de inspeção — SIE (Estadual), SIM (Municipal) e SIF (Federal) — e destacou a importância do selo ARTE (Artesanal), que garantem a rastreabilidade e a confiabilidade dos alimentos de origem animal.

O técnico agrícola Gustavo Lisboa enfatizou  o impacto das orientações recebidas

“Mais do que uma exigência legal, os selos de inspeção representam segurança alimentar e confiança do consumidor. Eles são fundamentais para ampliar o acesso dos pequenos produtores aos mercados formais, agregando valor e credibilidade aos produtos”, afirmou auditor-fiscal da Idaron.

PARTICIPAÇÃO DE ESTUDANTES

A oficina despertou o interesse de estudantes da área de medicina veterinária, como Bruna Vitória Quevedo, da Universidade Federal de Rondônia (Unir), que evidenciou a relevância do tema. “Os selos de inspeção estão presentes no cotidiano da população, mas nem todos compreendem sua real importância. Aprender sobre isso é essencial para nós, futuros profissionais da área.” Maria Eduarda, aluna de uma instituição de ensino superior, reforçou. “São palestras que nos conectam com a realidade do campo e com a saúde pública”, disse.

As oficinas promovidas pela Idaron reforçam o compromisso do governo de Rondônia com a educação sanitária, a prevenção de doenças e o fortalecimento da agroindústria local. A programação segue durante toda a semana, com novos temas voltados à defesa sanitária, à produção sustentável e à valorização da qualidade dos produtos rondonienses.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Assuntos Governo
Redação 27 de maio de 2025 27 de maio de 2025
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Governo

Projeto “Outubro Rosa” promove cuidados e valorização na saúde das servidoras de unidade prisional feminina em Porto Velho

7 de outubro de 2025
Governo

Delegação de Rondônia se destaca em 1º lugar no ranking da Gincana Ambiental na VI Conferência Nacional Infantojuvenil

7 de outubro de 2025
Governo

Coleta externa realizada pela Fhemeron em Tarilândia fortalece estoques de sangue em Rondônia

7 de outubro de 2025
Governo

Governo de RO alerta para golpe envolvendo falsas mensagens sobre o Programa CNH Social

7 de outubro de 2025
Governo

Oferta de serviços em saúde será ampliada pelo governo de RO com implementação do programa “Agora Tem Especialistas”

7 de outubro de 2025
Governo

De cenário crítico à recuperação: setembro tem queda histórica nos focos de queimadas em Rondônia

7 de outubro de 2025
Informe RondôniaInforme Rondônia