
O foco esteve na análise estratégica institucional, com apresentação da ferramenta SWOT Sepog 2025
Com foco no alinhamento de diretrizes e na revisão de metas para os próximos anos, o governo de Rondônia realizou, entre os dias 23 e 30 de setembro, a Oficina de Revisão do Planejamento Estratégico, reunindo técnicos e gestores da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), no Auditório da Escola de Governo, em Porto Velho.
A iniciativa é coordenada pela equipe técnica para revisão do Planejamento Estratégico da Sepog, instituída pela Portaria nº 419/2025, com alteração pela Portaria nº 552, que será responsável por conduzir as oficinas voltadas à construção do novo mapa estratégico da secretaria. A abertura do evento foi feita pela secretária-adjunta da Sepog, Jakeline Oliveira Costa.
Para a secretária da Sepog, Beatriz Basílio Mendes, a oficina representa um marco estratégico para a gestão pública estadual. “Esse momento é fundamental para avaliarmos os avanços já alcançados e traçarmos um caminho sólido para o futuro, com base em diretrizes claras e objetivos bem definidos”, ressaltou.
ATIVIDADES
A oficina contou com a apresentação dos objetivos e da metodologia do evento pelo gerente de Gestão Estratégica e Modernização Institucional da Sepog, Natan Oliveira. Em seguida, foi apresentado o Sistema de Planejamento da Sepog, conduzindo os participantes a uma sensibilização sobre o assunto, reforçando a importância da participação ativa na construção estratégica.
Posteriormente, o foco esteve na análise estratégica institucional, com apresentação da ferramenta SWOT Sepog 2025, utilizada para diagnosticar forças, fraquezas, oportunidades e ameaças da secretaria. O gerente também apresentou o esboço do Mapa Estratégico e, junto à servidora Letícia Ferraz, coordenou a revisão da Missão e Visão institucional da Sepog.
A segunda etapa da oficina ocorreu, com debates aprofundados sobre as dimensões estratégicas do planejamento. A programação inclui apresentações sobre os seguintes temas:
-
Capital Humano e Cultura Organizacional
-
Processos, Gestão e Governança
-
Tecnologia e Inovação
-
Aspectos Externos, Regulatórios e Orçamentários
Um dos destaques da programação foi o World Café das Dimensões, metodologia que promove a construção coletiva de diretrizes estratégicas, seguida pela definição de OKRs (Objetivos e Resultados-Chave), conduzida pelo gerente de Gestão Estratégica e Modernização Institucional da Sepog. O encerramento do encontro contou com a consolidação dos resultados e estabelecimento das bases para o Planejamento Estratégico da Sepog, que orientará as ações da secretaria nos próximos anos.
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO