Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Rondônia
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe RondôniaInforme Rondônia
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo

Importância do associativismo no fortalecimento da agricultura familiar é destacada em reunião em São Miguel do Guaporé

12 de junho de 2025
Compartilhar

Os agricultores familiares organizados em associações colhem benefícios importantes

O governo de Rondônia realizou uma reunião no Km 06 da Linha 98, na Zona Rural de São Miguel do Guaporé, para discutir a importância do associativismo no fortalecimento da agricultura familiar. O encontro teve como objetivo traçar metas estratégicas para organizar a gestão comunitária e facilitar a aquisição compartilhada de equipamentos agrícolas. Ao todo, participaram 42 pessoas, entre homens, mulheres e jovens produtores rurais.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o governo tem levado ao campo ações que possam garantir o desenvolvimento do setor agropecuário do estado. “O associativismo é a chave para o fortalecimento da agricultura familiar, pois une os produtores em torno de objetivos comuns, garantindo acesso a recursos, tecnologia e melhores condições de trabalho no campo”, ressaltou.

A gerente do escritório local da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO), Neide Dantas, explicou que a instituição presta assistência às associações rurais, orientando sobre direitos e deveres dos associados, além de auxiliar na gestão e uso compartilhado de serviços. “A associação está regularizada e cadastrada no Sispar. A proposta atual é viabilizar a aquisição de um trator espalhador de calcário para uso coletivo dos produtores associados.”

O Sispar é o Sistema de Parcerias do Governo do Estado de Rondônia, utilizado para firmar convênios com entidades por meio da Lei nº 13.019/2014, que institui o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil. Após atender aos critérios exigidos, a associação torna-se apta a firmar parcerias com o Executivo Estadual.

Segundo o diretor-presidente da Emater-RO, Luciano Brandão, os agricultores familiares organizados em associações colhem benefícios importantes, como acesso facilitado a equipamentos, compra coletiva de insumos com preços mais baixos e maior eficiência nas atividades agrícolas. “O associado tem mais facilidade para conduzir suas lavouras, fazer uso de equipamentos próprios ou cedidos em comodato às associações e conseguir comprar insumos mais baratos”, afirmou.

Além do associativismo, a reunião abordou a necessidade do Cadastro de Agricultura Familiar (CAF) para acesso às políticas públicas de governo, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) entre outros. A força da união e o fortalecimento do associativismo têm sido determinantes para transformar a realidade dos produtores. Esse movimento ganhou força e já está fazendo a diferença no campo.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Assuntos Governo
Redação 12 de junho de 2025 12 de junho de 2025
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Governo

Duelo da Fronteira tem nova data marcada: de 12 a 17 de novembro em Guajará-Mirim

3 de outubro de 2025
Governo

Governo de RO inicia manutenção na pavimentação asfáltica na RO-010 entre Rolim de Moura e Nova Brasilândia d’Oeste

3 de outubro de 2025
Governo

Estudantes representam RO na VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, em Goiás

3 de outubro de 2025
Governo

Destaques da semana do dia 29 de setembro a 3 de outubro

3 de outubro de 2025
Governo

36º Fórum Regional de Fortalecimento da Rede de Parcerias acontece em Rondônia nos dias 8 e 9 de outubro

3 de outubro de 2025
Governo

Governo de RO investe na reforma do Instituto Carmela Dutra e garante melhorias para alunos e servidores

3 de outubro de 2025
Informe RondôniaInforme Rondônia