Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Rondônia
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe RondôniaInforme Rondônia
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo

Governo de RO realiza primeira etapa de implantação do Centro de Referência Materno-Infantil em Vilhena

16 de abril de 2025
Compartilhar

Governo de Rondônia inicia implantação do Creami em Vilhena para ampliar cuidados materno-infantis

Com o intuito de fortalecer a assistência às gestantes de alto risco e crianças que necessitam de cuidados especializados, garantindo um atendimento mais ágil e eficiente na região Cone Sul de Rondônia, o governo do estado iniciou a primeira etapa de implantação do Centro de Referência Materno-Infantil (Creami) no município de Vilhena, entre os dias 24 e 29 de março.

A ação aconteceu por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), e a implantação do Creami no município é relevante para rede de saúde, pois vai reduzir a necessidade de deslocamento das gestantes e crianças para Porto Velho, percurso que pode ultrapassar mais de 10 horas de viagem. Com a nova estrutura, as pacientes poderão receber atendimento especializado mais próximo de suas residências, garantindo mais segurança e qualidade na assistência prestada.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, enfatiza que, o governo tem investido em ações estratégicas para ampliar a regionalização da saúde pública no estado. “Estamos garantindo que gestantes de alto risco e crianças que precisam de atenção especializada tenham acesso aos cuidados necessários, com dignidade e eficiência, mais perto de casa. Essa é uma ação concreta que demonstra nosso compromisso com a vida, com a equidade no atendimento e a ampliação da rede de assistência materno-infantil em todas as regiões do estado.”

O Creami de Vilhena beneficiará diretamente sete municípios da região Cone Sul, abrangendo aproximadamente 387 gestantes de alto risco e cerca de 1.726 crianças que necessitam de acompanhamento especializado. O projeto conta com a parceria de uma unidade hospitalar de São Paulo, além do apoio das secretarias municipais de saúde e instituições de referência na assistência materno-infantil.

Creami em funcionamento ajuda a reduzir complicações e mortalidade materna em Rondônia

METODOLOGIA DE TRABALHO

O funcionamento do Centro de Referência Materno-Infantil será baseado em um modelo estruturado de atendimento multiprofissional, envolvendo médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas e outros especialistas. O Centro contará com um fluxo organizado para garantir que as gestantes e crianças recebam um acompanhamento adequado, desde a avaliação inicial até os atendimentos de média e alta complexidade. Além disso, serão realizadas melhorias na estrutura física para adequar o espaço às necessidades do público atendido, incluindo a renovação de equipamentos e a climatização dos ambientes.

A coordenadora da Atenção Materno-Infantil, Wanessa Carvalho Prado Ida, ressaltou que essa estratégia de fortalecimento da rede de saúde e ampliação do acesso a serviços essenciais voltados à população materno-infantil garante mais humanização e eficácia nos atendimentos. “A implantação deste projeto assegura que as gestantes sejam acompanhadas por uma equipe composta por médicos obstetras, enfermeiros obstetras, psicólogos, assistentes sociais e outros profissionais capacitados”, destacou.

CREAMI

Além da implantação em andamento do Centro de Referência Materno-Infantil em Vilhena, Rondônia conta com dois modelos consolidados de sucesso no interior do estado: Cacoal e Ji-Paraná. “Essas unidades têm demonstrado resultados importantes na prevenção de complicações como hipertensão gestacional, diabetes e infecções, contribuindo diretamente à redução da mortalidade materna e fetal”, comentou Wanessa Carvalho.

Segundo a coordenadora, a proposta do Creami segue a mesma linha em todos os municípios implantados, promovendo um atendimento especializado e humanizado por meio de equipe multiprofissional. As estratégias incluem desde o monitoramento clínico até o planejamento reprodutivo, assegurando cuidado integral às gestantes de alto risco. Em Porto Velho, a Policlínica Oswaldo Cruz (POC) também atua como referência no acompanhamento de casos mais complexos, mesmo não adotando o modelo multiprofissional dos Creamis.

Jefferson Rocha, gestor da Sesau, ressalta que, a implantação do Creami em Vilhena é mais do que um avanço regional, é um marco no processo de interiorização da atenção materno-infantil em Rondônia. “Essa iniciativa fortalece o compromisso do governo do estado em oferecer um cuidado mais próximo, qualificado e humanizado às gestantes de alto risco. A partir da consolidação desse modelo, vamos expandir essa estrutura para outras regiões, garantindo que cada vez mais mulheres e crianças tenham acesso a um atendimento seguro e eficiente em todas as fases da gestação”, concluiu.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Assuntos Governo
Redação 16 de abril de 2025 16 de abril de 2025
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Governo

Duelo da Fronteira tem nova data marcada: de 12 a 17 de novembro em Guajará-Mirim

3 de outubro de 2025
Governo

Governo de RO inicia manutenção na pavimentação asfáltica na RO-010 entre Rolim de Moura e Nova Brasilândia d’Oeste

3 de outubro de 2025
Governo

Estudantes representam RO na VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, em Goiás

3 de outubro de 2025
Governo

Destaques da semana do dia 29 de setembro a 3 de outubro

3 de outubro de 2025
Governo

36º Fórum Regional de Fortalecimento da Rede de Parcerias acontece em Rondônia nos dias 8 e 9 de outubro

3 de outubro de 2025
Governo

Governo de RO investe na reforma do Instituto Carmela Dutra e garante melhorias para alunos e servidores

3 de outubro de 2025
Informe RondôniaInforme Rondônia