Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Rondônia
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe RondôniaInforme Rondônia
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo

Governo de RO implanta primeiro polo de ensino superior dentro do sistema prisional

28 de maio de 2025
Compartilhar

A cerimônia de implementação do primeiro polo de ensino superior no sistema prisional do estado foi realizada na segunda-feira (26), em Rolim de Moura

Com o objetivo de promover a oferta de educação e fortalecer a política de reintegração social, o governo de Rondônia realizou, na segunda-feira (26), no Auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Rolim de Moura, a cerimônia de implementação do primeiro polo de ensino superior no sistema prisional do estado. A ação é uma parceria com o Ministério da Educação, por meio do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) e Instituto Federal de Rondônia (Ifro), com apoio da Universidade Federal de Rondônia (Unir), e atende às ações propostas no Plano Estadual de Educação para Pessoas Privadas de Liberdade do Sistema Prisional – 2025/2028.

A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) implantou o polo na Penitenciária Regional de Rolim de Moura, que funcionará na sala de informática da unidade prisional, com o acompanhamento de tutores e material didático disponibilizados pelo Ifro. No total, 21 privados de liberdade ingressaram no curso de Gestão Pública, de forma totalmente gratuita.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a educação é um passo fundamental no processo de reintegração social. “A educação promove a recuperação individual, e possibilita um futuro diferente para os privados de liberdade, longe da reincidência criminal”, ressaltou.

TRANSFORMAÇÃO PELA EDUCAÇÃO

A coordenadora-geral da Universidade Aberta do Brasil/Ifro, Ana Cláudia Dias Ribeiro, enfatizou a importância da iniciativa. “A Universidade Aberta do Brasil tem como objetivo levar cursos superiores e conhecimento a pessoas em situação de vulnerabilidade social, seja por questões econômicas ou por estarem privadas de liberdade. Esta é uma oportunidade de transformação através da educação e da reintegração social.”

ENSINO SUPERIOR NO SISTEMA PRISIONAL

O estado se destaca nacionalmente, ocupando o 1º lugar em número de privados de liberdade envolvidos em atividades educacionais, com uma taxa de 84,49%

Atualmente, 272 privados de liberdade cursam o ensino superior, com materiais e outras despesas custeados pelos familiares. A iniciativa do Programa Universidade Aberta do Brasil visa ampliar este número, sem custos para os privados de liberdade.

Um dos alunos, que optou por não se identificar, informou que tem previsão de progressão para o semiaberto ainda este ano, e relatou suas expectativas. “Tenho um passado que não me orgulho, mas estou tentando mudar. Meu filho de nove anos me perguntou quando eu vou sair daqui para ficar com ele, então minha expectativa maior é essa, concluir a graduação e sair daqui com minha vida transformada”, pontuou.

NÚMEROS E RESULTADOS

Rondônia conta com 14 salas de informática equipadas, com uma média de 10 computadores novos em suas unidades prisionais, destinados a atividades educacionais. O estado se destaca nacionalmente, ocupando o 1º lugar em número de privados de liberdade envolvidos em atividades educacionais, com uma taxa de 84,49%. Além disso, Rondônia é o 2º estado do Brasil em termos de reeducandos inseridos em atividades laborais, com 69,77%. Os dados foram publicados pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), referentes ao 2º Ciclo de 2024.

O secretário da Sejus, Marcus Rito, evidencia que tratar sobre educação no sistema prisional é garantia de direitos, previstos em lei, e que o verdadeiro objetivo da pena, além da custódia, da privação de liberdade, é a reinserção social e a harmônica reintegração da pessoa privada de liberdade. “Quem cumpre pena no Brasil, uma hora vai estar em liberdade. O estado tem dois caminhos, promover possibilidades para que o indivíduo retorne de forma produtiva e longe dos caminhos que o levaram ao cárcere, ou não fazer nada, ampliando as chances desse indivíduo voltar igual ou até mesmo pior. E o estado tem escolhido e trabalhado para mudar essa realidade, diminuindo cada vez mais a criminalidade e a reincidência criminal”.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Assuntos Governo
Redação 28 de maio de 2025 28 de maio de 2025
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Governo

Projeto “Outubro Rosa” promove cuidados e valorização na saúde das servidoras de unidade prisional feminina em Porto Velho

7 de outubro de 2025
Governo

Delegação de Rondônia se destaca em 1º lugar no ranking da Gincana Ambiental na VI Conferência Nacional Infantojuvenil

7 de outubro de 2025
Governo

Coleta externa realizada pela Fhemeron em Tarilândia fortalece estoques de sangue em Rondônia

7 de outubro de 2025
Governo

Governo de RO alerta para golpe envolvendo falsas mensagens sobre o Programa CNH Social

7 de outubro de 2025
Governo

Oferta de serviços em saúde será ampliada pelo governo de RO com implementação do programa “Agora Tem Especialistas”

7 de outubro de 2025
Governo

De cenário crítico à recuperação: setembro tem queda histórica nos focos de queimadas em Rondônia

7 de outubro de 2025
Informe RondôniaInforme Rondônia