Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Rondônia
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe RondôniaInforme Rondônia
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo

Força-tarefa reforça ações de fiscalização e educação sanitária na 12ª Rondônia Rural Show

31 de maio de 2025
Compartilhar

No total, foram recepcionados 117 bovinos (75 machos e 42 fêmeas)

Integrando ações de fiscalização e educação sanitária, a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron) reforçou sua atuação na 12ª edição da Rondônia Rural Show Internacional. Com foco no fortalecimento do setor agropecuário e na promoção da economia regional, a força-tarefa da Agência mobilizou servidores de diversas regiões do estado para atividades que antecederam a feira e se estenderam por toda a programação, no Centro Tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná.

Os trabalhos começaram cinco dias antes da abertura oficial do evento, com a recepção e inspeção dos animais que participariam de leilões e exposições. No total, foram recepcionados 117 bovinos (75 machos e 42 fêmeas), 42 ovinos, 11 caprinos, 3 equinos, 1 bubalino, 4 colmeias de abelhas e mais de 3 mil peixes ornamentais.

O presidente da Idaron, Julio Cesar Rocha Peres, explicou que todos os animais tiveram que cumprir os protocolos sanitários. “Foi exigida a Guia de Trânsito Animal (GTA) e exames específicos. Para bovinos, os exames de brucelose e tuberculose; ovinos e caprinos apresentaram atestados negativos para epididimite; equinos passaram por exames de Anemia Infecciosa Equina (AIE). Para os peixes, a exigência foi apenas a GTA.”

Ao longo da semana, a Idaron promoveu 12 oficinas técnicas

EDUCAÇÃO SANITÁRIA

Ao longo da semana, a Idaron promoveu 12 oficinas técnicas com temas voltados à defesa sanitária e à qualificação da produção agropecuária. As capacitações, oferecidas em dois horários diários, abordaram assuntos como prevenção da monilíase do cacaueiro; qualidade do café; sanidade animal; cadastro agropecuário; e pulverização aeroagrícola.

Também foram realizadas oficinas sobre a transformação digital no campo; combate à clandestinidade na produção animal; e ações preventivas contra a influenza aviária. A programação foi conduzida por auditores e técnicos da própria Agência.

Para ampliar o acesso, a Idaron disponibilizou inscrições online e promoveu as atividades com ampla divulgação nas redes sociais.

FÓRUM FEBRE AFTOSA

No segundo dia da feira, a Idaron realizou o 7º Fórum Rondoniense para Manutenção da Zona Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação. O encontro reuniu representantes do setor produtivo, especialistas e autoridades públicas para discutir estratégias de vigilância e reforço ao status sanitário do estado.

Idaron realizou o 7º Fórum Rondoniense para Manutenção da Zona Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação

“O fórum é parte do compromisso de Rondônia com o Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (Pnefa). É um momento de aproximação com o setor produtivo e de reafirmação do nosso papel na manutenção da sanidade agropecuária”, afirmou presidente da Idaron.

O fórum contou com a participação do médico veterinário, Gabriel Torres, do Centro Pan-Americano de Febre Aftosa (Panaftosa), que apresentou um panorama histórico da doença no continente e os avanços conquistados pelo Brasil.

ATIVIDADES LÚDICAS E INTERATIVAS

Além das oficinas e o do fórum, a Idaron atendeu produtores com a declaração de rebanhos e promoveu dinâmicas educativas em seu estande, com jogos, minipalestras e distribuição de material técnico. A atração “Fazendinha da Idaron” chamou a atenção do público infantil e familiar, oferecendo noções básicas de educação sanitária de forma lúdica.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Assuntos Governo
Redação 31 de maio de 2025 31 de maio de 2025
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Governo

Duelo da Fronteira tem nova data marcada: de 12 a 17 de novembro em Guajará-Mirim

3 de outubro de 2025
Governo

Governo de RO inicia manutenção na pavimentação asfáltica na RO-010 entre Rolim de Moura e Nova Brasilândia d’Oeste

3 de outubro de 2025
Governo

Estudantes representam RO na VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, em Goiás

3 de outubro de 2025
Governo

Destaques da semana do dia 29 de setembro a 3 de outubro

3 de outubro de 2025
Governo

36º Fórum Regional de Fortalecimento da Rede de Parcerias acontece em Rondônia nos dias 8 e 9 de outubro

3 de outubro de 2025
Governo

Governo de RO investe na reforma do Instituto Carmela Dutra e garante melhorias para alunos e servidores

3 de outubro de 2025
Informe RondôniaInforme Rondônia