Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Rondônia
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe RondôniaInforme Rondônia
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo

Exportações de café de Rondônia batem recorde e consolidam o estado no mercado internacional

13 de junho de 2025
Compartilhar

Rondônia possui 48 mil hectares e produção superior a 2,8 milhões de sacas de café robusta

Rondônia vive um momento histórico com a explosão nas exportações de café, que saltaram de US$ 66,8 mil em 2019, para expressivos US$ 130,9 milhões em 2024. O crescimento é resultado de uma combinação estratégica de fatores, como a elevação do consumo mundial da bebida e o fortalecimento da política agrícola estadual voltada à cafeicultura. Hoje, Rondônia é o maior produtor de café da Região Norte e o 5º do Brasil, com mais de 48 mil hectares cultivados e produção superior a 2,8 milhões de sacas de café robusta.

Essa ascensão não aconteceu por acaso. O estado se preparou ao longo dos últimos anos para alcançar esse patamar. A implementação de programas com distribuição de mudas, o Plante Mais, e o Concurso de Qualidade e Produtividade do Café (Concafé), fortalecidos pelo governo de Rondônia, por meio de políticas públicas da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) e Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO), e a determinação dos produtores foram fundamentais para incentivar a modernização da produção e elevar a qualidade dos grãos. O resultado é uma cafeicultura sustentável, com destaque nacional e cada vez mais valorizada no exterior.

Em agosto de 2024, o preço da saca de café ultrapassou marcas históricas, impulsionado pelo aumento do consumo no mundo todo e pela redução da oferta devido à crise hídrica em outras regiões produtoras. Com isso, Rondônia passou a competir em igualdade de condições com grandes mercados, conseguindo parear os preços da saca com os principais estados exportadores do país. O secretário de Agricultura, Luiz Paulo, destacou que, “esse salto é fruto de um trabalho consistente, que vai desde o suporte técnico ao produtor até o fortalecimento da imagem do nosso café lá fora.”

Além dos investimentos na produção, a qualidade dos cafés robustas e a construção de uma política estadual focada nos grãos foi decisiva para consolidar Rondônia no mapa global do café. A realização da 1ª Feira Robustas Amazônicos ajudou a projetar os cafés robusta de Rondônia como produtos especiais, sustentáveis e de altíssima qualidade. Atualmente, o estado exporta para mercados exigentes como Vietnã, Alemanha, Bélgica, Itália, Estados Unidos, e Índia, entre outros.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, celebrou os resultados, reforçando o papel da política pública na transformação do setor. “Com a criação de uma política agrícola consistente, com fomento à produção e incentivo à modernização, tivemos estrutura para alcançar essa qualidade e essa competitividade. Hoje, Rondônia colhe os frutos de um trabalho visionário que valoriza o produtor e o meio ambiente”, enfatizou.

CAFEICULTURA RONDONIENSE

Com mais de 17 mil famílias envolvidas na atividade, a cafeicultura se consolida como uma das principais forças da economia rural de Rondônia. O apoio técnico, o incentivo à inovação e a criação de canais para promover os cafés no exterior contribuíram para que o estado atingisse esse nível de excelência e rentabilidade.

Diante de um mercado internacional cada vez mais exigente e consciente, Rondônia mostra que está preparada. Os investimentos e políticas bem estruturadas permitiram que o estado se destaque como fornecedor de grãos especiais e sustentáveis, capazes de competir de igual para igual com os melhores cafés do mundo.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Assuntos Governo
Redação 13 de junho de 2025 13 de junho de 2025
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Governo

Duelo da Fronteira tem nova data marcada: de 12 a 17 de novembro em Guajará-Mirim

3 de outubro de 2025
Governo

Governo de RO inicia manutenção na pavimentação asfáltica na RO-010 entre Rolim de Moura e Nova Brasilândia d’Oeste

3 de outubro de 2025
Governo

Estudantes representam RO na VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, em Goiás

3 de outubro de 2025
Governo

Destaques da semana do dia 29 de setembro a 3 de outubro

3 de outubro de 2025
Governo

36º Fórum Regional de Fortalecimento da Rede de Parcerias acontece em Rondônia nos dias 8 e 9 de outubro

3 de outubro de 2025
Governo

Governo de RO investe na reforma do Instituto Carmela Dutra e garante melhorias para alunos e servidores

3 de outubro de 2025
Informe RondôniaInforme Rondônia