
A iniciativa teve como foco a conscientização e proteção da população contra Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), HIV/Aids e hepatites virais
Um amplo trabalho de prevenção do governo de Rondônia foi realizado durante o Festival de Praia de Curralinho, no município de Costa Marques, no período de 25 a 28 de setembro. A iniciativa teve como foco a conscientização e proteção da população contra Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), HIV/Aids e hepatites virais, reforçando o compromisso com a saúde pública.
A ação contou com a participação da equipe técnica da coordenação da Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa/RO), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. Durante os quatro dias de programação, a equipe distribuiu mais de 20 mil contraceptivos e 522 autotestes de HIV, além de realizar orientações individuais e coletivas sobre prevenção e autocuidado.
ATIVIDADES
As atividades incluíram instruções sobre o uso correto dos preservativos, a aplicação do autoteste de HIV, incentivo à procura pelos serviços de saúde e informações sobre estratégias de prevenção combinada, que unem medidas biomédicas, comportamentais e educativas.

Agevisa/RO realizou orientações individuais e coletivas sobre prevenção e autocuidado
Segundo a coordenadora estadual do Núcleo de IST, HIV/Aids e Hepatites Virais da Agevisa/RO, Gilmarina Silva Araújo, a presença da instituição em grandes eventos é estratégica, uma vez que esses espaços concentram elevado número de pessoas e podem potencializar situações de vulnerabilidade. “Ao aproximar a população das tecnologias de prevenção e autocuidado, ampliamos o acesso à saúde, reduzimos riscos e fortalecemos a rede de proteção do SUS”, destacou.
O diretor-geral da Agevisa/RO, Gilvander Gregorio de Lima, ressaltou que com a iniciativa, o governo de Rondônia reafirma a atenção em promover saúde, prevenir agravos e garantir acesso universal a insumos e informações, fortalecendo a política pública de enfrentamento às ISTs e hepatites virais em todo o estado.
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO