
A iniciativa contou com ações de prevenção de riscos psicossociais, rodas de conversa, atendimentos individualizados e mediações
O governo de Rondônia promoveu, no dia 29 de setembro, uma palestra sobre saúde mental e prevenção ao suicídio, ministrada pela psicóloga Sâmia Benevides, participante do programa Centelha II. A atividade integrou a campanha Setembro Amarelo e reuniu servidores e bolsistas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Rondônia (Fapero).
Durante o encontro, foram discutidos fatores individuais, relacionais e sociais que impactam a saúde mental, além da aplicação de um questionário para identificar níveis de estresse, ansiedade e tristeza entre os participantes. Segundo a ministrante, falar sobre o tema ajuda a reduzir estigmas e incentiva a busca por apoio profissional.
O projeto desenvolvido pela palestrante “Gestão da Saúde Mental e Psicossocial Relacionada ao Trabalho”, foi aprovado no Centelha II, recebendo até R$ 53,6 mil em recursos. A iniciativa já impactou mais de 560 trabalhadores da saúde em Rondônia, com ações de prevenção de riscos psicossociais, rodas de conversa, atendimentos individualizados e mediações em casos de assédio moral, gerando resultados como redução do estresse e do absenteísmo.
O Programa Centelha promovido é realizado pelo governo de Rondônia, por meio da Fapero e da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec). É um programa nacional que conta com recursos e apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e a Fundação dos Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI).
Para o presidente da Fapero, Paulo Renato Haddad, abrir espaço para esse debate contribui para um ambiente institucional mais saudável e acolhedor. “Cuidar da saúde mental dos servidores também é valorizar o trabalho desenvolvido pela nossa fundação”, destacou.
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO