
As atividades de formação para gestores e líderes escolares ocorrem nos dias 26, 27 e 28, no auditório do Instituto Estadual de Educação Carmela Dutra, em Porto Velho
A Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (Seduc) está expandindo o projeto #EducaçãoDePaz, uma iniciativa intersetorial que visa prevenir e combater a violência no ambiente escolar. O projeto conta com a participação de diversas instituições estaduais, incluindo as secretarias de segurança, saúde e assistência social, além da Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO), Polícia Civil do Estado de Rondônia (PCRO), Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO) e a União dos Dirigentes Municipais do Estado de Rondônia (Undime). As atividades de formação para gestores e líderes escolares ocorrem nos dias 26, 27 e 28, no auditório do Instituto Estadual de Educação Carmela Dutra, em Porto Velho.
O projeto estabelece uma rede de proteção para estudantes e servidores, abordando diferentes formas de violência, como física, psicológica, sexual, negligência e trabalho infantil. Entre as ações previstas, estão a capacitação de gestores escolares, palestras sobre o enfrentamento à violência, monitoramento de ocorrências via aplicativo SASI (plataforma de comunicação) e a implementação de um manual de convivência escolar. O Comitê Estadual de Cultura de Paz nas Escolas coordena e monitora as ações para garantir a efetividade das medidas.
INVESTIMENTO EM SEGURANÇA E BEM-ESTAR

O Comitê Estadual de Cultura de Paz nas Escolas coordena e monitora as ações para garantir a efetividade das medidas.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o projeto #EducaçãoDePaz é um passo essencial para fortalecer a rede de proteção nas escolas, garantindo um ambiente seguro e acolhedor para o aprendizado.
A titular da Seduc, Ana Lúcia Pacini, evidencia a importância da formação de gestores e da atuação integrada entre as instituições. “Nosso objetivo é capacitar os profissionais da educação para lidar com situações de vulnerabilidade e fortalecer uma cultura de paz dentro das unidades escolares. A formação e a monitoria das ocorrências serão fundamentais para a efetividade do projeto”, afirmou.
PROTAGONISMO JUVENIL
Segundo a coordenadora de Gestão Escolar da Seduc, Sheila Ribeiro, a participação ativa dos estudantes é um dos pontos mais importantes. “O protagonismo juvenil é essencial para a construção de um ambiente escolar mais seguro e respeitoso. Os grêmios estudantis têm um papel fundamental no diálogo entre alunos, professores e gestores”, destacou.
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO