Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Rondônia
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe RondôniaInforme Rondônia
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo

Estudo do governo de RO aponta necessidade de ordenamento pesqueiro no Vale do Guaporé

14 de março de 2025
Compartilhar

Pesquisa conduzida pela Sedam e Unir traz dados essenciais para equilibrar conservação ambiental e desenvolvimento sustentável

Com o intuito de determinar a origem genética do pirarucu, avaliar os impactos ambientais e socioeconômicos, e investigar como a presença do peixe pode subsidiar o ordenamento pesqueiro, o governo de Rondônia apresentou na quarta-feira (12), os resultados de um estudo de análise da ocorrência do pirarucu nativo ou não nativo na bacia do Vale do Guaporé, como subsídio ao ordenamento pesqueiro da região.

O levantamento foi realizado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) e coordenado pela Coordenadoria de Unidades de Conservação (CUC), com apoio da Universidade Federal de Rondônia (Unir).

Conduzida pela professora doutora Carolina Doria, a pesquisa buscou determinar a origem genética das populações de pirarucu em áreas onde novas ocorrências da espécie vêm sendo registradas, fornecendo dados essenciais para a gestão pesqueira e ambiental da região. Os resultados evidenciaram que a presença do pirarucu em determinados trechos da bacia pode estar associada a um processo de invasão biológica. Essa expansão da espécie fora de seu habitat natural levanta preocupações quanto aos impactos sobre a biodiversidade nativa, uma vez que o pirarucu é um predador de grande porte e pode afetar o equilíbrio ecológico dos ecossistemas aquáticos do Vale do Guaporé.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, destaca que o estudo também evidenciou os possíveis reflexos socioeconômicos e culturais dessa dinâmica. “A pesca do pirarucu, quando não manejada adequadamente, pode interferir nas atividades tradicionais das comunidades ribeirinhas e na sustentabilidade dos recursos pesqueiros locais. Nesse sentido, o governo tem trabalhado para fortalecer estratégias que conciliem preservação ambiental e desenvolvimento sustentável.”

MANEJO SUSTENTÁVEL 

Segundo o assessor técnico científico e pesquisador da CUC, Leonardo Silva Pereira, a presença do pirarucu na bacia do Vale do Guaporé tem despertado grande interesse da comunidade científica e dos gestores ambientais. “Nosso estudo buscou entender se essas populações são nativas ou resultado de um processo de invasão, além de avaliar os impactos ambientais e socioeconômicos. Os resultados obtidos são fundamentais para embasar políticas públicas de manejo sustentável e garantir a conservação dos recursos pesqueiros da região”, explicou.

Resultados do estudo orientam políticas públicas para o manejo sustentável do pirarucu no Vale do Guaporé

De acordo com a professora doutora, com base nesses achados, a pesquisa reforça a importância de estratégias de gestão que conciliem conservação ambiental e desenvolvimento sustentável. “O ordenamento pesqueiro adequado, aliado a ações de monitoramento e educação ambiental, será fundamental para mitigar os riscos e garantir que a presença do pirarucu na bacia do Vale do Guaporé seja tratada de maneira responsável e sustentável”, afirmou.

Para a diretora executiva da Sedam, Ana Gabriela Rover Freitas da Cunha, a gestão dos recursos naturais exige um olhar atento e baseado em ciência. “Esse estudo nos fornece informações valiosas para a tomada de decisões sobre o ordenamento pesqueiro no Vale do Guaporé. Nosso compromisso é trabalhar junto às comunidades, pesquisadores e demais órgãos competentes para garantir um equilíbrio entre a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável da pesca na região”, frisou.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Assuntos Governo
Redação 14 de março de 2025 14 de março de 2025
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Governo

Entrega de kits profissionais do Programa Vencer marca nova etapa para alunos de Jaru

2 de outubro de 2025
Governo

Governo de RO realiza solenidade do IV Curso de Segurança de Autoridades

2 de outubro de 2025
Governo

Lei do Farol Aceso: alteração das regras necessita de atenção dos motoristas

2 de outubro de 2025
Governo

Catadores de materiais recicláveis de Jaru são contemplados com equipamentos de proteção individual do projeto Rondônia Recicla

2 de outubro de 2025
Governo

Mutirão de regularização fundiária acontece sexta-feira, 3, nas Agrovilas Codaron e Porto Verde, em Porto Velho

2 de outubro de 2025
Governo

Trabalhadores portuários recebem cestas básicas em ação promovida pelo governo de RO

2 de outubro de 2025
Informe RondôniaInforme Rondônia