Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Rondônia
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe RondôniaInforme Rondônia
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo

Laboratório de Toxicologia é inaugurado pelo governo de RO e fortalece segurança pública em Vilhena

12 de março de 2025
Compartilhar

Nova estrutura agiliza perícias e reforça o combate ao crime no Cone Sul do estado

O governo de Rondônia inaugurou, no dia 5 de fevereiro, em Vilhena, o Laboratório de Toxicologia, avanço significativo na descentralização das perícias criminais no estado. A nova unidade recebeu um investimento de R$ 70 mil, aplicados em reforma predial, aquisição de equipamentos, insumos e capacitação técnica de profissionais. Os recursos são provenientes do governo do estado e do Poder Judiciário do Estado de Rondônia (TJRO), e contam com a anuência do Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO).

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, com a nova estrutura, as investigações criminais ganham ainda mais agilidade, reduzindo prazos e aproximando a justiça da população. “Estamos investindo na modernização da segurança com infraestrutura de ponta e valorização dos profissionais. O novo laboratório de Vilhena é um exemplo de como tecnologia e gestão eficiente fazem a diferença no enfrentamento ao crime organizado”, evidenciou.

Funcionando como uma extensão do Instituto Laboratorial Criminal (ILC) de Porto Velho, o Laboratório de Toxicologia representa um marco na modernização da Polícia Científica e no fortalecimento da segurança pública no Cone Sul. 

O titular da Superintendência de Polícia Técnico-Científica (Politec), Domingos Sávio, ressaltou a importância da descentralização das perícias para otimizar a segurança pública. “A rapidez na identificação de drogas e a precisão das análises impactam diretamente na eficácia das investigações.”

 RESULTADOS SIGNIFICATIVOS 

A eficácia da nova unidade foi comprovada logo nos primeiros dias, com a apreensão de  106 quilos  de cocaína na BR-364, em Vilhena, ação realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). Com o suporte do novo laboratório da Polícia Científica foi possível realizar exames toxicológicos e emitir o laudo definitivo em menos de 24 horas, utilizando técnicas avançadas como Cromatografia em Camada Delgada (CCD). O resultado acelerou o andamento do processo judicial e reforça a importância do investimento.

O titular da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), Felipe Bernardo Vital, enfatizou a integração entre as forças de segurança. “O trabalho conjunto entre PRF, Polícia Científica e demais instituições demonstra como Rondônia está comprometida no combate ao crime. O novo laboratório fortalece nossas operações e garante mais eficiência para a Justiça.”

Com a inauguração do Laboratório de Toxicologia de Vilhena, Rondônia avança na modernização dos serviços periciais. A nova estrutura reduz custos operacionais, acelera o andamento dos processos e fortalece o combate ao crime organizado na região.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO 

Assuntos Governo
Redação 12 de março de 2025 12 de março de 2025
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Governo

Entrega de kits profissionais do Programa Vencer marca nova etapa para alunos de Jaru

2 de outubro de 2025
Governo

Governo de RO realiza solenidade do IV Curso de Segurança de Autoridades

2 de outubro de 2025
Governo

Lei do Farol Aceso: alteração das regras necessita de atenção dos motoristas

2 de outubro de 2025
Governo

Catadores de materiais recicláveis de Jaru são contemplados com equipamentos de proteção individual do projeto Rondônia Recicla

2 de outubro de 2025
Governo

Mutirão de regularização fundiária acontece sexta-feira, 3, nas Agrovilas Codaron e Porto Verde, em Porto Velho

2 de outubro de 2025
Governo

Trabalhadores portuários recebem cestas básicas em ação promovida pelo governo de RO

2 de outubro de 2025
Informe RondôniaInforme Rondônia